

Mais de 20 mil famílias cearenses vão receber parabólica digital gratuita | Foto: divulgação
13 de agosto de 2025 – O programa Brasil Antenado, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Entidade Administradora da Faixa (EAF) e a Anatel, vai distribuir e instalar gratuitamente o kit da nova parabólica digital para mais de 20 mil famílias de baixa renda no Ceará. A iniciativa, voltada a beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), tem como objetivo ampliar o acesso gratuito à TV aberta digital, levando mais de 100 canais com som e imagem de alta qualidade.
De acordo com Leandro Guerra, CEO da EAF, o kit gratuito inclui antena, cabo, receptor e controle remoto. “O Brasil Antenado amplia a cobertura da TV aberta e reafirma o compromisso da EAF com o direito de todos de se informar. Sempre dizemos que é o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”, afirmou.
O atendimento no Ceará contempla inicialmente sete cidades: Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis e Solonópole.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As famílias inscritas no CadÚnico já podem solicitar o agendamento gratuito para instalação do kit da nova parabólica digital. O serviço está disponível pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404 ou pelo site oficial www.brasilantenado.org.br.
Segundo Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do MCom, a iniciativa representa uma política pública de inclusão. “São mais de 100 canais gratuitos, com som e imagem de qualidade, levando cidadania, educação, cultura e informação para famílias beneficiárias de programas sociais”, destacou.
O programa Brasil Antenado será executado em três fases, atendendo 323 municípios de 16 estados até abril de 2026.
Mais informações e a íntegra da coletiva estão disponíveis no canal oficial do YouTube: Clique aqui para assistir.
Leia também | Ministério Público de SP negocia delação com auditor acusado de corrupção fiscal
Tags: Brasil Antenado, parabólica digital, TV aberta digital, kit parabólica gratuita, Ministério das Comunicações, EAF, Anatel, CadÚnico, inclusão digital, Ceará, acesso à informação, canais gratuitos, instalação gratuita, parabólica no Ceará