

A mostra marca as comemorações dos 75 anos da primeira transmissão televisiva no Brasil, reunindo peças raras e experiências imersivas no novo espaço “Arte & Tecnologia” | Foto: divulgação
12 de agosto de 2025 – O SET EXPO 2025, maior evento de tecnologia e negócios do setor de mídia e entretenimento da América Latina, apresenta pela primeira vez a exposição TV Ano 75, em parceria com o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV). A mostra marca as comemorações dos 75 anos da primeira transmissão televisiva no Brasil, reunindo peças raras e experiências imersivas no novo espaço “Arte & Tecnologia”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O público poderá conferir itens históricos, como um dos primeiros 20 televisores adquiridos por Assis Chateaubriand, um modelo GE (General Electric) de 1950, e a primeira câmera do país, a RCA TK-30, responsável por captar as primeiras imagens da América do Sul.
Segundo Elmo Francfort, diretor-presidente do MBRTV e curador da mostra, a iniciativa busca preservar a memória coletiva e fortalecer a base para a televisão do futuro. “O acervo do museu é um tesouro que precisa ser compartilhado. Preservar a história do rádio e da TV é também revisitar momentos marcantes de nossa vida”, afirmou.
Francfort destacou ainda que a televisão brasileira entra em uma nova era, com a integração da DTV+ e a interatividade da internet, tornando o conteúdo mais personalizado e imersivo para o público.
Após o SET EXPO, que acontece de 18 a 21 de agosto no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a mostra seguirá para a sede do MBRTV, na Vila Mariana. O projeto prevê que a exposição percorra diferentes regiões do Brasil, reforçando a importância da preservação histórica e cultural da TV nacional.
Leia também | Alece entrega primeiras Medalhas Paulo Bonavides a juristas de destaque nacional
Tags: televisão brasileira, SET EXPO 2025, MBRTV, história da TV, Assis Chateaubriand, RCA TK-30, GE 1950, museu da televisão, rádio e TV, tecnologia audiovisual, DTV+, TV conectada, exposições em São Paulo, arte e tecnologia