

Revista reversa será implementada no Fortal 2025 com foco na proteção do público | Foto: reprodução
24 de julho de 2025 – O Fortal 2025, um dos maiores eventos de música do país, adotará a revista reversa na saída dos foliões como parte do reforço de segurança durante a festa, que acontece de 24 a 27 de julho, em Fortaleza (CE). A nova medida atende à recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON/CE).
A revista reversa visa reduzir furtos e roubos, especialmente de aparelhos celulares, prática que tem preocupado os frequentadores de grandes eventos. O procedimento, já adotado em outros festivais pelo Brasil, consiste em abordagem na saída do público, semelhante à realizada na entrada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a vistoria, o folião será solicitado a desbloquear o celular na presença de um fiscal, utilizando senha, digital ou reconhecimento facial. Em nenhum momento será necessário revelar senhas ou entregar o aparelho ao agente de fiscalização. Caso o aparelho esteja sem bateria, será possível recarregá-lo no local, sob supervisão dos fiscais.
A organização também informou que os fiscais designados para a abordagem serão, preferencialmente, do mesmo gênero ou identidade de gênero dos foliões, a fim de garantir mais conforto e respeito durante o processo.
De acordo com o MPCE, o procedimento será feito de forma objetiva, sem práticas discriminatórias ou constrangedoras. A revista será intensificada nos momentos em que o Setor de Monitoramento do evento registrar ocorrências de furtos.
A medida reforça o compromisso do Fortal com a segurança, aliando diversão e responsabilidade. A expectativa é de que a ação aumente a sensação de proteção entre os participantes, oferecendo uma experiência ainda mais segura.
Fortal 2025
Data: 24 a 27 de julho de 2025
Local: Cidade Fortal – Av. Aldy Mentor, s/n, Manoel Dias Branco, Fortaleza (CE)
Ingressos: www.efolia.com.br e na Central do Fortal (Shopping RioMar Fortaleza, Piso L2 – Papicu)
Classificação etária: 16 anos (Corredor da Folia e Camarote Mucuripe)
Mais informações: www.fortal.com.br | @fortaloficial
Leia também | Carnaval 2026 no Rio terá 18 jurados a mais nos desfiles das escolas de samba
Tags: Fortal 2025, revista reversa, segurança em eventos, MPCE, DECON, furtos em festas, eventos em Fortaleza, celular desbloqueado, proteção ao consumidor, fiscalização em shows