

Segundo o Ministério da Saúde, a mudança busca fortalecer a proteção infantil frente ao aumento recente de casos envolvendo o sorogrupo W | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
26 de junho de 2025 – A partir do dia 1º de julho, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a aplicar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em bebês de 12 meses, substituindo a atual dose da vacina meningocócica C. A nova formulação oferece proteção ampliada contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, principal causadora de meningite bacteriana e meningococcemia (infecção generalizada no sangue).
Segundo o Ministério da Saúde, a mudança busca fortalecer a proteção infantil frente ao aumento recente de casos envolvendo o sorogrupo W, especialmente na região Sul do Brasil. Em 2025, o país já contabiliza 361 casos de meningite por meningococos, com 61 mortes registradas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Flávia Bravo, destaca que a medida responde a uma necessidade urgente de proteção ampliada:
“No Brasil, o sorogrupo que mais preocupa, além do C, é o W. Observamos um aumento relevante da incidência, principalmente nos estados do Sul. Essa mudança representa uma ampliação da proteção contra sorogrupos que oferecem risco real, especialmente às crianças”.
Atualmente, o SUS oferece a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos. Já os bebês recebem a vacina meningocócica C em três doses: aos 3 e 6 meses, com reforço aos 12 meses — essa dose é a que será substituída pela ACWY a partir de julho.
O Ministério da Saúde reforça, em nota técnica, que a vacinação tem impacto comprovado na redução da meningite meningocócica no Brasil, inclusive entre pessoas não vacinadas, graças ao efeito de proteção coletiva. No entanto, destaca que a meningite bacteriana ainda é um fator de preocupação, especialmente as causadas pelo meningococo e pelo pneumococo (Streptococcus pneumoniae).
A mudança no calendário vacinal faz parte das Diretrizes Brasileiras para o Enfrentamento das Meningites, alinhadas ao plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da vacina contra meningococo, o SUS também oferece imunizantes contra o pneumococo e o Haemophilus influenzae, dois outros agentes causadores de meningite.
Leia também | UFC inova no ensino de anatomia com nova técnica de plastinação registrada no INPI
Tags: vacina meningocócica ACWY, vacinação infantil, meningite bacteriana, meningococo, SUS, Ministério da Saúde, imunização de bebês, saúde pública, vacinação 2025, vacina contra meningite, vacina ACWY, sorogrupo W, calendário vacinal