

Segundo a pasta, “a vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
25 de novembro de 2025 — O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (25) a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por casos graves de bronquiolite em recém-nascidos e por infecções respiratórias em bebês. O investimento total é de R$ 1,7 bilhão.
O primeiro lote, com 673 mil doses, começa a ser enviado aos estados ainda este mês, permitindo que a aplicação ocorra ao longo de dezembro. Segundo a pasta, “a vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios”.
Além da aquisição atual, o Ministério da Saúde prevê comprar mais 4,2 milhões de doses até 2027, ampliando a proteção a gestantes e recém-nascidos nos próximos anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O imunizante será aplicado em grávidas a partir da 28ª semana de gestação, garantindo proteção aos bebês menores de seis meses — faixa etária mais vulnerável às complicações do VSR. Não há restrição de idade para as mães, e a recomendação é de uma dose a cada nova gestação. A meta é imunizar 80% do público-alvo.
Com a chegada das doses às unidades básicas de saúde, equipes devem atualizar o cartão de gestantes, incluindo outras vacinas recomendadas, como as de covid-19 e influenza, já que todas podem ser aplicadas simultaneamente.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da estratégia:
“Por que é importante vacinar a gestante? Porque a maior gravidade ocorre nos bebês já no nascimento. A estratégia é proteger o bebê ainda no ventre, para que ele já esteja imunizado ao nascer.”
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. Em 2025, até o dia 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus, com 82,5% das hospitalizações concentradas em menores de dois anos.
Como se trata de uma infecção viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O cuidado é feito com terapia de suporte, hidratação, oxigenação e broncodilatadores quando necessário.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, reforçou a importância da medida:
“As crianças sofrem muito com esse vírus, que leva a internações em UTI e até a óbitos. A maioria das mortes ocorre em bebês menores de 1 ano. Vacinar a gestante significa proteger o bebê antes mesmo de nascer.”
Leia também | Operação ‘Bancada’ mira influenciadores após explosão no Tatuapé e combate fabricação criminosa de balões em SP
Tags: saúde, vírus sincicial respiratório, VSR, vacinação de gestantes, Ministério da Saúde, Alexandre Padilha, bronquiolite, pneumonia infantil, SRAG, imunização no Brasil, epidemiologia, saúde pública, atenção primária, UBS, gestação, covid-19, influenza, vacinação simultânea, proteção infantil, políticas de saúde, casos respiratórios, pediatria, prevenção de doenças, governo federal, sistema de saúde, imunobiológicos