Entenda como identificar e tratar artrite e artrose no quadril | Foto: divulgação
A dor no quadril é um sintoma comum que pode afetar pessoas de diferentes idades, mas é mais recorrente com o avanço da idade. Entre as principais causas, estão duas doenças distintas que afetam as articulações: artrite e artrose. Apesar de apresentarem sintomas parecidos, como dor e rigidez, possuem origens e tratamentos diferentes.
A artrite é uma doença inflamatória que pode comprometer seriamente a mobilidade, especialmente quando atinge o quadril. Na artrite reumatoide, o sistema imunológico ataca as próprias articulações, gerando inflamação constante, dor intensa e rigidez. De acordo com o médico ortopedista Osvaldo Guilherme Pires, da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), a dor pode prejudicar significativamente a qualidade de vida e a capacidade de locomoção.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Já a artrose do quadril, ou osteoartrite, é uma doença degenerativa que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Ela é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, o que reduz a amplitude de movimento e provoca dores progressivas, principalmente durante atividades físicas. Em casos avançados, pode levar a deformidades nas articulações.
Mesmo com sintomas parecidos, as abordagens médicas são diferentes. O tratamento da artrite pode incluir anti-inflamatórios, imunossupressores, fisioterapia e cirurgias, enquanto a artrose geralmente é tratada com analgésicos, exercícios, fisioterapia e, em casos graves, artroplastia (prótese de quadril).
Apesar de não haver formas definitivas de evitar essas doenças, é possível adotar medidas para reduzir os riscos e preservar a função articular. O ortopedista Osvaldo Pires recomenda:
A avaliação médica especializada é essencial para um diagnóstico preciso e o planejamento de um tratamento eficaz, com foco na preservação da mobilidade e bem-estar do paciente.
Leia também | Conmebol pune Colo-Colo por invasão e mortes em jogo contra Fortaleza pela Libertadores