

Lote falsificado de Rybelsus não é reconhecido pelo fabricante | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
04 de junho de 2025 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (3), a apreensão imediata de dois lotes de medicamentos falsificados que estão em circulação no Brasil. A decisão reforça o alerta da agência sobre os riscos à saúde causados por produtos irregulares.
O primeiro medicamento irregular é o Rybelsus, voltado ao tratamento de diabetes tipo 2. O lote M088499 não foi fabricado pela empresa Novo Nordisk, sendo considerado uma falsificação. O Rybelsus é um medicamento de uso oral que contém semaglutida, e tem como principal vantagem o controle da glicemia sem a necessidade de injeções diárias.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O segundo caso é o do medicamento Ofev, usado no tratamento da fibrose pulmonar idiopática e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (esclerodermia). O lote 681522 foi identificado como falsificado e não corresponde à produção oficial da empresa Boehringer Ingelheim do Brasil.
A Anvisa orienta que os consumidores e profissionais de saúde comprem medicamentos apenas em estabelecimentos autorizados, sempre com nota fiscal e embalagem completa.
Se houver suspeita de falsificação, o produto não deve ser utilizado. Nestes casos, a orientação é que o paciente entre em contato com a empresa detentora do registro para verificar a autenticidade e notifique imediatamente a Anvisa.
Leia também | SP Open confirma presença de estrelas do tênis feminino brasileiro em torneio da WTA em São Paulo