Peritos médicos do INSS retomam atendimentos após maior greve da categoria | Foto: reprodução
Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram os atendimentos nesta segunda-feira (14). Cerca de 300 profissionais que estavam em greve começam agora a repor os dias parados, restabelecendo os serviços para a população.
A paralisação, iniciada em agosto de 2024, foi considerada a maior da história da categoria e afetou 10% do total de peritos do país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O retorno das atividades foi possível após um acordo entre o Ministério da Previdência Social e a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). A pasta se comprometeu a restituir os salários descontados desde janeiro e a excluir riscos disciplinares aplicados durante o período de greve.
Em nota, a ANMP afirmou que os ganhos foram limitados, mas que o pacto representa estabilidade para a categoria. A entidade destacou que o novo acordo, mesmo não atendendo todas as demandas, abre espaço para futuras conquistas.
Com o retorno dos peritos, o INSS normaliza os atendimentos. As pessoas que precisarem de perícia podem fazer o agendamento:
Para casos de afastamento de até 180 dias, a recomendação é utilizar o serviço online Atesmed, que permite realizar a perícia documental, sem necessidade de comparecimento presencial.
Nos atendimentos presenciais, é obrigatório apresentar:
Leia também | Contrabando de canetas para emagrecer aumenta no Brasil e preocupa autoridades