

Papa Leão XIV descalço em visita à Mesquita Azul | Foto: Foto: Andreas Solaro/AFP
29 de novembro de 2025 – O papa Leão XIV visitou neste sábado (29) a histórica Mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em um gesto simbólico de respeito e aproximação com o mundo muçulmano. O pontífice retirou os sapatos ao entrar no templo, como determina a tradição islâmica, mas não realizou oração no local, apesar de ter sido convidado.
Acompanhado por líderes muçulmanos, Leão XIV percorreu o pátio e o interior da mesquita, construída no século XVII e reconhecida mundialmente por seus azulejos em tons de turquesa. Usando apenas meias brancas — tema de brincadeira recorrente do papa, torcedor do Chicago White Sox — ele caminhou em silêncio pelos corredores do templo otomano.
De acordo com Aşgın Tunca, muezim responsável pelo chamado à oração, o papa foi convidado a rezar durante a visita. No entanto, Leão XIV recusou, afirmando que apenas observaria o local.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Após a visita, a Sala de Imprensa do Vaticano divulgou inicialmente uma nota informando que o pontífice teria rezado brevemente na mesquita e sido recebido pelo chefe da autoridade religiosa da Turquia. Nenhum dos dois eventos ocorreu.
Posteriormente, o Vaticano esclareceu que o texto havia sido enviado por engano e retirado de materiais impressos ainda antes da viagem. A Santa Sé reforçou que o papa esteve no local “em silêncio, em espírito de reflexão e escuta”.
Com a visita, Leão XIV se torna o terceiro pontífice da história a entrar na Mesquita Azul. Em 2014, o papa Francisco fez uma oração silenciosa no local, enquanto Bento XVI, em 2006, participou de um momento de “meditação silenciosa”, considerado por alguns como um ato de oração dentro de um templo muçulmano.
O primeiro papa a visitar uma mesquita foi João Paulo II, em 2001, na Síria. Nos últimos 60 anos, o Vaticano tem intensificado relações diplomáticas e religiosas com o mundo islâmico, reforçando o diálogo inter-religioso.
A visita ocorre poucos dias após Leão XIV celebrar o 60º aniversário de uma declaração histórica da Igreja Católica voltada à cooperação entre diferentes tradições religiosas, reunindo centenas de líderes de fé no Vaticano.
Leia também | EUA ampliam demonstrações militares no Caribe para pressionar regime de Maduro
Tags: Papa Leão XIV, Mesquita Azul, Istambul, Turquia, Vaticano, Igreja Católica, diálogo inter-religioso, visita papal, religião, mundo muçulmano, arquitetura otomana, Papa Francisco, Bento XVI, João Paulo II, notícias internacionais, viagem papal, CNN, espiritualidade, cooperação religiosa, respeito inter-religioso, diplomacia religiosa.