

Vaticano confirma canonização de Carlo Acutis, símbolo da fé na era digital | Foto: reprodução
13 de junho de 2025 – A canonização de Carlo Acutis, considerado o primeiro santo da geração millennial, será realizada no próximo 7 de setembro de 2025, no Vaticano. O anúncio foi feito na última sexta-feira (13) pelo papa Leão XIV durante reunião do Consistório Ordinário Público.
A cerimônia estava inicialmente marcada para 27 de abril, como parte das celebrações jubilares dedicadas aos adolescentes, mas foi adiada devido ao falecimento do papa Francisco, ocorrido em 21 de abril, logo após o domingo de Páscoa.
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, e faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, em Monza, na Itália. Desde a infância, Carlo se destacou pelo uso da informática em ações evangelizadoras, desenvolvendo conteúdos cristãos e criando uma exposição virtual sobre milagres eucarísticos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Beatificado em 10 de outubro de 2020 pelo papa Francisco, Carlo foi elogiado como um jovem que soube enxergar o sofrimento dos mais frágeis e colocar Deus em primeiro lugar. Seus restos mortais repousam em Assis, cidade italiana que se tornou local de peregrinação e oração.
“Ele não se acomodou numa vida confortável, mas viveu com o coração atento às necessidades do seu tempo”, afirmou o papa Francisco na época da beatificação.
O primeiro milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis ocorreu em Campo Grande (MS), Brasil, em 2013, e foi reconhecido pelo Vaticano em 2020. O caso envolveu o menino Matheus Lins Vianna, que sofria com um grave problema no pâncreas. Após orações e o contato com uma relíquia de Acutis, o garoto foi curado de forma inexplicável.
O segundo milagre, reconhecido mais recentemente, foi a recuperação da jovem Valeria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica, que sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, Itália, em 2022. Após a visita da mãe ao túmulo de Carlo em Assis, Valeria apresentou melhora repentina, contrariando as previsões médicas.
A canonização de Carlo Acutis marca um momento histórico para a Igreja Católica, que reconhece, pela primeira vez, a santidade de um jovem profundamente inserido no universo digital e admirado por milhões de adolescentes e jovens ao redor do mundo.
Leia também | Como a ciberguerra global vai impactar a segurança no Brasil