A Colgate afirma que o produto não representa riscos à saúde, mas pode causar sensibilidade em algumas pessoas | Foto: reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta sexta-feira (28) sobre possíveis reações adversas ao uso de cremes dentais que contêm fluoreto de estanho. Mais cedo, a agência determinou a suspensão preventiva de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint por um período de 90 dias, após receber relatos de consumidores sobre efeitos indesejados. Durante esse período, serão realizadas análises detalhadas para avaliar os riscos associados ao componente.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O fluoreto de estanho é amplamente utilizado em cremes dentais devido às suas propriedades antimicrobianas e anticárie. No entanto, segundo a Anvisa, há um aumento nos registros de reações adversas associadas ao seu uso. Entre os sintomas relatados estão:
Diante desses sintomas, a recomendação é interromper imediatamente o uso do produto e procurar um profissional de saúde caso os sintomas persistam. Além disso, a Anvisa orienta consumidores e profissionais da saúde a notificarem possíveis reações adversas pelo sistema e-Notivisa.
Em nota oficial, a Colgate afirmou estar ciente da interdição cautelar da Anvisa e destacou que o produto não representa riscos à saúde, mas pode causar sensibilidade em algumas pessoas. A empresa informou que já ingressou com um recurso contra a decisão e disponibilizou um canal de atendimento ao público pelo site www.colgatepalmolive.com.br/contact-us.
Por enquanto, a Anvisa não determinou o recolhimento dos produtos, mas os lotes suspensos não devem ser comercializados ou utilizados até que haja uma nova decisão.
Leia também | Governo propõe aumento de penas para receptação e comércio de produtos roubados