

Estudantes acompanharam a realização da sessão plenária desta quinta-feira (11/12) | Foto: Paulo Rocha
12 de dezembro de 2025 – Jovens parlamentares de sete municípios do Ceará participaram, nesta quinta-feira (11), da imersão que marcou o encerramento do Parlamento Jovem 2025, iniciativa da Diretoria Legislativa (DL) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Os 14 estudantes eleitos para o programa vivenciaram um dia completo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), com visitas guiadas, entrevistas, mentoria de deputados e participação em sessão solene.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A atividade marca o ponto culminante do programa, iniciado em agosto, com as etapas regionais do Seminário das Escolas Legislativas. Durante meses, os jovens participaram de rodas de conversa, debates sobre cidadania, democracia e educação legislativa, além do processo eleitoral interno que os elegeu representantes de suas escolas.
No Plenário 13 de Maio, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância da representatividade juvenil. “Eles representam milhões de cearenses e foram escolhidos democraticamente durante os seminários regionais”, afirmou.
O presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), celebrou o impacto do projeto. “Interiorizar a Alece e promover a aproximação com a sociedade é essencial. Incentivamos esses jovens a vivenciarem a política e a Casa do Povo”, declarou.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, reforçou que o objetivo do programa é estimular pensamento crítico e letramento político dos estudantes. Já a diretora acadêmica da Unipace, Sara Pinto de Holanda, destacou a grande expectativa dos alunos: “Quem sabe futuros líderes estão nascendo dessa experiência?”.
Os jovens visitaram os estúdios da Alece FM, o Memorial Deputado Pontes Neto e receberam mentorias de parlamentares. Em sessão solene, foram simbolicamente empossados como jovens parlamentares.
O diretor legislativo da Alece, Carlos Martins, afirmou que o programa “coroa um processo de formação cidadã que envolve educação política, história e vivência parlamentar”. Para ele, a iniciativa aproxima eleitores e eleitos e dá voz aos jovens que se destacam em suas comunidades.
Entre os temas escolhidos pelos jovens para defender no Parlamento, estiveram pautas como proteção das mulheres, abastecimento de água potável e participação ativa da juventude na política. Participantes como Priscila Batista, de Limoeiro do Norte, e Ana Rosa, de Granja, reforçaram a relevância de discutir questões sociais urgentes.
Durante a imersão, parlamentares como David Durand (Republicanos), Emilia Pessoa (PSDB) e De Assis Diniz (PT) receberam estudantes em seus gabinetes e enfatizaram o papel do Parlamento Jovem na formação cidadã. Para eles, vivenciar o funcionamento do Legislativo fortalece a compreensão da democracia e estimula novos líderes.
Participaram desta edição jovens de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Icó, Granja, Banabuiú, Pacoti e Maracanaú.
Voltado para estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública, o programa incentiva a compreensão da democracia por meio de atividades práticas, literatura, arte e vivência parlamentar. Em 2025, os 14 jovens parlamentares eleitos elaboraram cartas de intenções com demandas de seus municípios, que serão entregues aos deputados estaduais.
Leia também | STF analisa decisão de Moraes que determina perda do mandato de Carla Zambelli
Tags: Parlamento Jovem, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Unipace, jovens parlamentares, educação política, cidadania, democracia, participação juvenil, letramento político, escolas legislativas, programa educacional, formação cidadã, política no Ceará, juventude cearense, visitas institucionais, sessão solene, imersão parlamentar, seminários regionais, Romeu Aldigueri, Simão Pedro, Tainah Marinho Aldigueri, Carlos Martins, estudantes do ensino médio, políticas públicas para jovens, liderança estudantil, formação de lideranças, educação cívica, interiorização da Alece, participação social