

Segundo o médico Mateus Saldanha, responsável pelo acompanhamento clínico do ex-presidente, a cirurgia durou cerca de uma hora e não exigiu cortes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
28 de dezembro de 2025 — Os médicos particulares do ex-presidente Jair Bolsonaro informaram que ele passou por uma nova cirurgia neste sábado (27) após apresentar uma forte crise de soluço. De acordo com a equipe médica, Bolsonaro já retornou ao quarto e apresenta boa recuperação após o procedimento realizado no Hospital DF Star, em Brasília.
A intervenção consistiu no bloqueio do lado direito do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. O objetivo do procedimento é aliviar os sintomas de soluço persistente que vinham sendo registrados nos últimos dias.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o médico Mateus Saldanha, responsável pelo acompanhamento clínico do ex-presidente, a cirurgia durou cerca de uma hora e não exigiu cortes. “O procedimento foi muito rápido, com execução simples e sem intercorrências”, afirmou.
Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro será monitorado diariamente para avaliar a eficácia do bloqueio do nervo frênico no controle dos episódios de soluço.
A equipe médica informou que um novo procedimento deverá ser realizado na próxima segunda-feira (29). Desta vez, a intervenção será feita no lado esquerdo do nervo frênico, como parte do tratamento completo para o quadro clínico apresentado pelo ex-presidente.
Apesar das cirurgias recentes, os profissionais de saúde mantiveram a previsão de alta hospitalar para o dia 31 de dezembro.
Na última quinta-feira (25), Jair Bolsonaro já havia sido submetido a outra cirurgia para correção de uma hérnia inguinal. Ele foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão após condenação relacionada à trama golpista.
Leia também | PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados por trama golpista após tentativa de fuga de Silvinei
Tags: Jair Bolsonaro, cirurgia de Bolsonaro, crise de soluço, nervo frênico, Hospital DF Star, saúde de Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, procedimento médico, bloqueio do nervo frênico, hérnia inguinal, STF, Alexandre de Moraes, trama golpista, prisão de Bolsonaro, Brasília, política brasileira, Portal Terra Da Luz