

Sessão solene marca a abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas | Foto: José Leomar/Alece
02 de fevereiro de 2026 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retomou os trabalhos parlamentares na manhã desta segunda-feira (2), com a sessão solene de instalação da 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura, realizada no Plenário 13 de Maio. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que abriu oficialmente os trabalhos com pronunciamento aos parlamentares e autoridades.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), deu as boas-vindas ao governador Elmano de Freitas, à vice-governadora Jade Romero, além de deputados, secretários de Estado, autoridades, servidores e representantes da imprensa. Em seu discurso, o parlamentar reafirmou que a parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo será prioridade ao longo de 2026.
Segundo Romeu Aldigueri, a Casa tem atuado de forma célere na apreciação das matérias enviadas pelo Governo do Estado, sempre pautada pelo diálogo e pelo debate democrático. Ele ressaltou que a boa relação entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento do Ceará.
“A boa relação que nós tivemos nos últimos 16 anos fez com que o Estado progredisse de maneira mais rápida e efetiva. Hoje ficou claro isso com a presença do Legislativo, do Executivo e também de representantes do Judiciário, reforçando o respeito ao Parlamento”, afirmou.
Durante a sessão, o presidente destacou as mudanças recentes no Regimento Interno da Alece, que, segundo ele, trouxeram avanços significativos para o funcionamento da Casa. As alterações permitiram a aprovação consensual de emendas de plenário e até de Propostas de Emenda à Constituição (PECs), com voto unânime dos 46 parlamentares.
“A parceria tem sido frutífera e os deputados estão atentos ao que a população espera. É fundamental estarmos presentes e sensíveis às demandas da sociedade”, enfatizou Romeu Aldigueri.
Romeu Aldigueri também ressaltou o caráter democrático da Assembleia Legislativa do Ceará, única Casa Legislativa do Nordeste a conquistar o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Para o presidente, o reconhecimento consolida a Alece como referência nacional em transparência.
“Hoje, temos a Casa mais transparente do Brasil e a única do Nordeste com o Selo Diamante. Isso é motivo de orgulho e gratidão”, destacou, acrescentando que a gestão segue comprometida em aproximar o Parlamento da população e fortalecer a democracia, a transparência e a responsabilidade social.
Ao falar sobre as expectativas para 2026, ano de eleições gerais, o presidente da Alece avaliou que os debates no Legislativo tendem a ser mais intensos, mas defendeu que as divergências sejam tratadas com respeito e foco no interesse coletivo.
“Acredito que será um ano de grandes debates e enfrentamentos naturais do Legislativo, mas sempre com respeito às diferenças e pensando no bem comum do povo cearense”, concluiu.
Leia também | Mercado reduz previsão da inflação para 3,99% em 2026
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, Elmano de Freitas, Jade Romero, sessão legislativa, Plenário 13 de Maio, Parlamento cearense, política do Ceará, transparência pública, Selo Diamante PNTP, Poder Legislativo, eleições 2026, democracia, Portal Terra da Luz