

Presidente Romeu Aldigueri apresentou destaques dos 100 dias da gestão da Mesa Diretora nesta terça | Foto: Junior Piu
13 de maio de 2025 — Durante a sessão plenária desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), fez um balanço dos 100 primeiros dias de gestão da Mesa Diretora. O parlamentar destacou as principais ações, entre elas a aprovação de 328 projetos de lei e mais de dois mil requerimentos, ressaltando o papel do Legislativo como agente ativo na promoção da cidadania e no fortalecimento da democracia.
Entre os projetos de maior relevância está a criação do programa Ceará de Valores, voltado para a juventude cearense, com foco em liderança, cidadania e inovação. A proposta visa responder aos desafios enfrentados por jovens entre 14 e 29 anos, como desemprego e evasão escolar, por meio de ações formativas híbridas e itinerantes.
Romeu Aldigueri enfatizou a maturidade do Parlamento cearense: “Enquanto o País reaprende a debater de forma madura, esta Casa fez e faz a sua parte com maestria. Aprovamos o Ceará de Valores para preparar nossos jovens para o século XXI”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Alece também se destacou na área da segurança pública, com a criação de 500 novos cargos para a Polícia Civil, além da implementação do Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (MISP). Outras medidas visam combater o furto e receptação de materiais recicláveis, e garantir o pagamento por metas atingidas pelas forças de segurança.
No campo da igualdade de gênero, foi criada a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, além da aprovação de leis como o Dia Florescer da Autoestima da Mulher, a Campanha de Combate à Discriminação Salarial de Gênero e a Semana da Mulher Empreendedora.
Servidores públicos também foram contemplados com projetos que revisam suas remunerações, incluindo categorias do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas e do Magistério Superior estadual.
Outras ações aprovadas pela Casa incluem projetos voltados à educação indígena, ao empreendedorismo de mulheres egressas do sistema prisional, à valorização cultural do pão de coco, e à ampliação de serviços como o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento (Ciadi) e o Alcance Mais Saúde.
O presidente também lançou o Diário Oficial da Alece (Doalece) e reafirmou o compromisso com a transparência: “Nosso objetivo é sermos o Parlamento mais transparente do Brasil, com o apoio dos 46 deputados eleitos democraticamente”.
A atuação da Casa foi amplamente elogiada pelos parlamentares, que destacaram o compromisso social, a eficiência na gestão e o fortalecimento do diálogo com a população cearense.
Leia também | Desmatamento na Mata Atlântica cai 14% em 2024, mas perdas em matas maduras continuam críticas