

A dificuldade em manter hábitos saudáveis também aparece como preocupação, sendo citada por 35% dos entrevistados | Foto: reprodução
13 de setembro de 2025 — Um estudo realizado pela Vhita, empresa especializada em saúde e longevidade, revelou os cinco maiores medos dos brasileiros em relação ao processo de envelhecimento. A pesquisa ouviu 500 pessoas com mais de 18 anos, de todas as regiões do país, e mostrou que 71% temem principalmente a limitação física e as dores associadas à idade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo os dados, além da limitação física, outros receios estão no topo da lista: perda da memória, foco ou clareza mental (66%), perda da autonomia no dia a dia (58%) e a dependência de outras pessoas (48%). A dificuldade em manter hábitos saudáveis também aparece como preocupação, sendo citada por 35% dos entrevistados.
Apesar dos medos, a percepção sobre o envelhecimento tem se transformado. O levantamento mostra que 44% dos entrevistados mudaram sua visão negativa em relação à velhice, enquanto 55% afirmam ter adotado práticas de autocuidado pensando em um futuro mais saudável.
Entre as ações mais mencionadas, estão a atenção especial à alimentação (78%) e a manutenção de uma rotina regular de atividades físicas (76%). O uso de suplementos e a busca por hábitos mais equilibrados também aparecem como estratégias para garantir longevidade com qualidade de vida.
Leia também | Projeto Inclusão Nordeste chega a Itapipoca e agiliza acesso ao BPC para crianças neurodivergentes
Tags: envelhecimento, saúde, pesquisa sobre envelhecimento, medos do envelhecimento, qualidade de vida, longevidade, cuidados com a saúde, hábitos saudáveis, terceira idade, autocuidado