

A PGR ressaltou que, apesar de não haver indícios de risco iminente de fuga, “é de bom alvitre que se recomende” o aumento do policiamento preventivo sobre o ex-presidente | Foto: reprodução
26 de agosto de 2025 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal realize vigilância integral na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
A decisão do STF ocorre após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) e acontece a poucos dias do início do julgamento do ex-presidente pelas acusações de participação em uma trama golpista, marcado para o dia 2 de setembro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Moraes, o pedido foi formalizado após manifestação enviada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) à direção da Polícia Federal, solicitando vigilância mais rígida contra Bolsonaro. O parlamentar argumentou que a medida seria necessária para garantir a correta aplicação da lei.
Em seu parecer, a PGR ressaltou que, apesar de não haver indícios de risco iminente de fuga, “é de bom alvitre que se recomende” o aumento do policiamento preventivo sobre o ex-presidente.
A decisão de Moraes destaca que a vigilância de Jair Bolsonaro deverá ser feita sem exposição indevida, evitando medidas que interfiram na vida privada ou perturbem a vizinhança. A Polícia Penal poderá atuar uniformizada ou não, de acordo com o planejamento das equipes.
Outro ponto destacado pelo ministro foi a descoberta, nas investigações sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, de um documento de pedido de asilo político à Argentina salvo no celular de Bolsonaro desde 2024.
Moraes reforçou que, diante da proximidade do julgamento e da gravidade das acusações, o monitoramento integral é “adequado e necessário” para garantir a suficiência das medidas cautelares já aplicadas.
Leia também | Voluntários da Cimento Apodi revitalizam escolas públicas no Ceará com ações de impacto social
Tags: Alexandre de Moraes, STF, Jair Bolsonaro, Polícia Penal, prisão domiciliar, vigilância Bolsonaro, PGR, julgamento trama golpista, pedido de asilo Bolsonaro, política Brasil