

Barroso passa por exames e permanece em observação | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
16 de outubro de 2025 — O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi internado nesta quarta-feira (15) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após passar mal. Segundo informações da assessoria de imprensa da Corte, o ministro foi levado ao pronto-socorro e passou por uma bateria de exames para investigar a suspeita de virose. Por orientação médica e questão de precaução, Barroso permaneceu internado durante a noite para observação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A internação ocorre um dia após a publicação da aposentadoria antecipada de Barroso no Diário Oficial da União (DOU). O ministro, de 67 anos, anunciou na semana passada sua saída antecipada do Supremo — ele poderia permanecer na Corte até 2033, quando completaria 75 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória.
Com a oficialização do ato, Barroso deixará o cargo no sábado (18). Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o nome de seu substituto, ainda sem prazo definido para anúncio.
Durante sua trajetória no STF, Luís Roberto Barroso se destacou por sua atuação em pautas relacionadas a direitos fundamentais, democracia e modernização da Justiça brasileira, além de ter presidido o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conduzido julgamentos de grande repercussão nacional.
Leia também | Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos
Tags: Luís Roberto Barroso, STF, Supremo Tribunal Federal, ministro Barroso, aposentadoria de Barroso, Hospital Sírio-Libanês, Brasília, saúde, virose, internação, ministros do STF, aposentadoria antecipada, sucessão no Supremo, presidente Lula, indicação de ministro, Corte Suprema, Diário Oficial da União, Justiça brasileira, TSE, Supremo Tribunal Federal do Brasil, política nacional, Poder Judiciário, ministros do Judiciário, notícias de Brasília, Poder Executivo, saúde de autoridades, notícia nacional, Barroso aposentadoria, Barroso saúde