logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Denúncia: MPF denuncia empresários por operar “empresa fantasma” e fraudar sistema financeiro no Ceará
Denúncia: MPF denuncia empresários por operar “empresa fantasma” e fraudar sistema financeiro no Ceará
26/11/2025
Futebol: Flamengo empata com Atlético-MG e adia confirmação do título do Brasileirão 2025
Futebol: Flamengo empata com Atlético-MG e adia confirmação do título do Brasileirão 2025
26/11/2025
Exibir tudo

Justiça: Ex-presidente e generais são presos por tentativa de golpe; Justiça Militar avaliará perda de patentes STF conclui processo contra núcleo da trama golpista e determina início imediato do cumprimento das penas; militares ainda podem perder prerrogativas das Forças Armadas

Justiça: Ex-presidente e generais são presos por tentativa de golpe; Justiça Militar avaliará perda de patentes

Os ex-ministros Augusto Heleno (foto) e Paulo Sérgio Nogueira, generais da reserva, cumprirão as penas nas dependências do Comando Militar do Planalto, em Brasília | Foto: reprodução

26 de novembro de 2025 – Pela primeira vez na história do país, um ex-presidente da República e oficiais-generais das Forças Armadas estão presos para cumprir penas impostas por tentativa de golpe de Estado. Após a conclusão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), um novo processo será aberto na Justiça Militar para decidir se os condenados manterão ou não suas patentes e prerrogativas militares.

A condenação, as prisões e a possível expulsão de altos oficiais das Forças Armadas representam um ponto de ruptura na trajetória de intervenções militares no cenário político brasileiro desde 1889, quando foi proclamada a República.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

STF conclui ação penal e determina prisões

O ministro Alexandre de Moraes encerrou, nesta terça-feira, 25, o processo que condenou o chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe. Horas depois, a Primeira Turma do STF realizou sessão extraordinária para referendar o encerramento da ação penal.

Todas as prisões ocorreram com discrição poucas horas após a decisão. A Polícia Federal não realizou operações ostensivas, e as defesas concordaram em apresentar os condenados aos locais designados para início do cumprimento das penas.

Além das sanções já determinadas, os militares condenados enfrentarão um processo no Superior Tribunal Militar (STM), que decidirá pela manutenção ou perda das patentes. Caso o STM determine a exclusão, eles também perderão prerrogativas militares, o que pode alterar até o local de cumprimento de pena.

Onde cada condenado cumprirá pena

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos, permanecerá na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Ele já estava preso desde sábado, 22, por descumprir medidas cautelares ao violar a tornozeleira eletrônica e apresentar risco de fuga.

Os generais da reserva Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, condenados a 21 e 19 anos, respectivamente, cumprirão pena no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

O almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, começou a cumprir pena de 24 anos na Estação Rádio da Marinha, localizada a aproximadamente 25 km do centro de Brasília.

Já o ex-ministro Anderson Torres, delegado da Polícia Federal, foi encaminhado ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, para cumprir a pena de 24 anos. O local é conhecido como “Papudinha”.

O núcleo crucial da trama golpista reúne oito integrantes. Além de Bolsonaro e dos quatro presos nesta terça-feira, fazem parte dele o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado a 16 anos e atualmente foragido nos Estados Unidos. O STF determinou que a Câmara dos Deputados dê início ao processo de cassação de seu mandato.

O general Walter Braga Netto, condenado e já preso na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar do Rio de Janeiro, permanecerá na unidade. Já o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada, foi condenado a dois anos em regime aberto.

Defesa prepara novo recurso

A declaração de encerramento do processo era esperada para esta terça-feira, mas advogados dos condenados afirmaram ter sido surpreendidos, acreditando ainda possuir prazo para apresentar recursos finais.

A defesa entende que o voto divergente do ministro Luiz Fux — único a votar pela absolvição — permitiria a apresentação de embargos infringentes. Os advogados sustentam que esse tipo de recurso não depende de condicionantes e pretendiam apresentá-lo até 3 de dezembro.

O advogado de Jair Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, classificou o trânsito em julgado como “surpreendente” e anunciou que recorrerá ao plenário do STF, apesar do encerramento do caso na Primeira Turma.

Leia também | Anderson Torres inicia cumprimento de pena na Papudinha com cela individual, visitas e rotina controlada

Justiça: Anderson Torres inicia cumprimento de pena na Papudinha com cela individual, visitas e rotina controlada

Tags: STF, golpe de Estado, Jair Bolsonaro, generais presos, tentativa de golpe, Alexandre de Moraes, Justiça Militar, perda de patentes, Forças Armadas, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier, Anderson Torres, Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Braga Netto, política nacional, crise institucional, julgamento STF, cenário político brasileiro, segurança institucional, democracia brasileira, notícias Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência

Fachada de sede da Polícia Federal durante operação que investiga esquema de tráfico de influência envolvendo servidores públicos | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

09/03/2026

Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
  • Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato0
    Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato Banca da esposa do ministro do STF afirma que prestou consultoria ao Banco Master e nega atuação na Corte
    09/03/2026
  • Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã0
    Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã Assembleia de Especialistas escolhe filho de Ali Khamenei após morte do aiatolá em ataque militar
    09/03/2026
  • Mundo: Irã escolhe novo líder supremo0
    Mundo: Irã escolhe novo líder supremo Decisão foi tomada pela Assembleia de Peritos após morte do líder em bombardeio durante escalada militar no Oriente Médio
    08/03/2026
  • Justiça: Moraes nega mensagens com banqueiro0
    Justiça: Moraes nega mensagens com banqueiro STF afirma que análise técnica indica que prints atribuídos a Daniel Vorcaro não foram enviados ao ministro
    07/03/2026
  • Mundo: Passageiros de cruzeiro voltam para casa0
    Mundo: Passageiros de cruzeiro voltam para casa Brasileiros estavam entre viajantes retidos em Dubai após fechamento do espaço aéreo por causa de conflitos no Oriente Médio
    07/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas