

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: reprodução
18 de julho de 2025 — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo, na manhã desta sexta-feira, de uma operação da Polícia Federal (PF) que cumpre mandados autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as medidas cautelares impostas, estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de acesso a redes sociais e impedimento de contato com outros investigados, incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro, seu filho.
A operação decorre de um inquérito aberto no STF em 11 de julho, dois dias após o anúncio do tarifaço dos Estados Unidos. A investigação apura possíveis crimes de coação no curso do processo, obstrução da Justiça e atentado à soberania nacional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os agentes da PF estiveram na residência de Bolsonaro, em Brasília, e também em imóveis ligados ao Partido Liberal. As diligências fazem parte do processo que investiga ações do ex-presidente e aliados com potencial para influenciar negativamente processos judiciais e políticos em curso.
As restrições impostas incluem também a proibição de sair de casa entre 19h e 7h da manhã, e de manter contato com diplomatas ou se aproximar de embaixadas.
Em nota oficial, a defesa de Bolsonaro criticou as medidas determinadas pelo STF. Os advogados classificaram as decisões como “severas” e afirmaram que o ex-presidente sempre cumpriu as determinações da Justiça. A equipe jurídica também informou que irá se manifestar formalmente após acesso integral à decisão judicial.
“A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”, diz o comunicado.
Leia também | Lula veta aumento do número de deputados federais de 513 para 531
Tags: Jair Bolsonaro, Polícia Federal, tornozeleira eletrônica, STF, medidas cautelares, Eduardo Bolsonaro, PL, operação PF, redes sociais, investigação Bolsonaro, coação, obstrução de justiça