

Segundo a PF, as irregularidades foram identificadas em exames realizados para as Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil | Foto: Polícia Federal
02 de outubro de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Última Fase, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para combater uma quadrilha especializada em fraudes em concursos públicos. O grupo é acusado de manipular resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024.
Segundo a PF, as irregularidades foram identificadas em exames realizados para as Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Os candidatos envolvidos foram imediatamente excluídos dos processos seletivos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens. As diligências acontecem em endereços ligados aos investigados nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com apoio do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos poderão responder por fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público. Além disso, os servidores envolvidos foram afastados de seus cargos até a conclusão das investigações.
Leia também | Israel intercepta barco da Global Sumud Flotilla com deputada Luizianne Lins a caminho de Gaza
Tags: Polícia Federal, Operação Última Fase, fraudes em concursos, CNU 2024, Concurso Nacional Unificado, quadrilha CPNU, fraudes concursos públicos, MPF, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Polícia Civil PE, Polícia Civil AL, UFPB