

PF investiga uso de dinheiro de fraude contra aposentados para compra de veículos de luxo | Foto: divulgação/Polícia Federal
14 de maio de 2025 — A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira, dois mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os mandados foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e estão sendo executados no município de Presidente Prudente, interior de São Paulo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a PF, esta nova fase da operação tem como foco apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas. Ele é suspeito de utilizar recursos desviados de aposentados e pensionistas para a compra de veículos de alto valor, configurando uso de dinheiro proveniente de fraude.
A primeira etapa da Operação Sem Desconto foi deflagrada no fim de abril pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A força-tarefa tem como objetivo desarticular um esquema bilionário de descontos irregulares de mensalidades de associações e entidades nos benefícios previdenciários de milhares de segurados do INSS.
Segundo informações, a Auditoria-Geral do INSS já havia detectado inconsistências e irregularidades em parte dos contratos com organizações da sociedade civil ao menos oito meses antes da operação ser deflagrada pelas autoridades federais.
A operação segue em andamento, e novas fases não estão descartadas.
Leia também | Brasil anuncia vacina 100% nacional contra a dengue com dose única e produção em larga escala