

As investigações apontam que o grupo criminoso usava lojas de brinquedos de pelúcia como fachada para movimentar recursos ilícitos | Foto: Ciete Silvério/Governo de São Paulo
22 de outubro de 2025 — O Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil, deflagrou nesta quarta-feira a Operação Plush, voltada ao combate de um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), as investigações apontam que o grupo criminoso usava lojas de brinquedos de pelúcia como fachada para movimentar recursos ilícitos. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Santo André, em estabelecimentos comerciais ligados ao esquema.
Segundo informações da SSP, os materiais apreendidos serão encaminhados ao Gaeco para análise e integração às investigações em andamento.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As apurações tiveram início após a identificação de duas mulheres sem ocupação lícita declarada, que realizaram movimentações financeiras de alto valor e investimentos expressivos na abertura de lojas pertencentes a uma rede de franquias de brinquedos de pelúcia.
A Operação Plush reforça o trabalho integrado entre o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no estado de São Paulo.
Leia também | Justiça absolve todos os réus no caso do incêndio do Ninho do Urubu
Tags: Operação Plush, PCC, Ministério Público de São Paulo, Polícia Civil, Gaeco, lavagem de dinheiro, crime organizado, SSP, São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santo André, Secretaria da Fazenda, investigações criminais, combate à corrupção, segurança pública, tráfico de drogas, facções criminosas, operação policial, MP-SP, ações contra o PCC, polícia de São Paulo, crime financeiro, fraudes