

Após a decisão judicial, caberá ao governo italiano dar a palavra final sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil | Foto: Reprodução/TV Câmara
22 de outubro de 2025 – O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pela Advocacia-Geral da União (AGU).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O parecer do MP italiano e a situação da parlamentar ainda serão analisados pela Justiça da Itália. Após a decisão judicial, caberá ao governo italiano dar a palavra final sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.
Zambelli está presa cautelarmente desde 29 de julho, por determinação da Justiça italiana, que considerou haver “grave risco de fuga”.
A deputada foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que a condenação se tornasse definitiva, ela deixou o Brasil e fugiu para a Itália, sendo posteriormente incluída na lista de difusão vermelha da Interpol.
Em julho, Carla Zambelli foi localizada e presa nos arredores de Roma. Desde então, ela aguarda a decisão do processo de extradição detida na penitenciária feminina de Rebibbia, na capital italiana.
Leia também | Ciclomotores exigirão placa e habilitação a partir de 2026: saiba como se regularizar
Tags: Carla Zambelli, extradição, Ministério Público da Itália, AGU, STF, CNJ, Interpol, Roma, Rebibbia, Justiça Italiana, governo da Itália, difusão vermelha, política brasileira, deputada federal, PL-SP, direito internacional, crimes digitais, invasão de sistemas, decisão judicial, Brasília, Parlamento, Poder Judiciário, Brasil