

Lula participará de celebrações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca esta semana para uma nova rodada de compromissos internacionais. O primeiro destino será Moscou, na Rússia, onde Lula participará das comemorações pelos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O convite foi feito pelo presidente Vladimir Putin e inclui a participação de Lula no tradicional desfile cívico-militar de 9 de maio, o mais importante feriado russo.
Durante a visita, que acontece entre 8 e 10 de maio, Lula e Putin terão uma reunião bilateral para tratar de temas estratégicos e de interesse comum entre os dois países.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Após a passagem pela Rússia, Lula seguirá para a China, onde cumprirá agenda nos dias 12 e 13 de maio, dentro do contexto da Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Está previsto um encontro bilateral com o presidente chinês Xi Jinping, num momento marcado pela escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China. As disputas tarifárias entre as duas maiores potências econômicas do mundo geram instabilidade nos mercados financeiros e alimentam o temor de uma possível recessão global.
Esta será a segunda visita oficial de Lula à China desde o início do terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023 e foi seguida por uma visita de Xi Jinping ao Brasil em novembro do mesmo ano, logo após a Cúpula do G20. Além disso, Lula e Xi se encontraram na Cúpula dos Brics, realizada na África do Sul em 2023, evidenciando o fortalecimento do diálogo entre os países do bloco.
Leia também | Líder do PL pede afastamento de Wolney Queiroz do Ministério da Previdência Social