

Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU em Nova York, EUA | Foto: Reuters/ Eduardo Munoz
21 de setembro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (21) para Nova York, onde abrirá na próxima terça-feira (23) o debate geral da Assembleia Geral da ONU, tradicionalmente iniciado pelo representante do Brasil. Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos desde que o presidente Donald Trump impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
O discurso de Lula, em fase final de preparação, deve incluir críticas veladas ao governo americano e menções à importância da soberania nacional, em contraponto às sobretaxas impostas por Trump e às acusações de perseguição política envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe.
Além disso, Lula deve abordar temas recorrentes de sua política externa, como defesa da democracia, multilateralismo, reforma da ONU, preservação ambiental e transição energética. Como anfitrião da COP30, em novembro, o presidente deve reforçar o apelo por financiamento climático dos países ricos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A passagem de Lula por Nova York terá compromissos paralelos à Assembleia da ONU:
A viagem acontece em meio a tensões diplomáticas entre os dois países. O governo americano restringiu a circulação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acabou desistindo da viagem. Recentemente, familiares do ministro também tiveram vistos cancelados, o que ele classificou como “afronta”.
A comitiva de Lula inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente) e o assessor especial Celso Amorim, além da primeira-dama Janja da Silva.
Leia também | Justiça nega prorrogação de patente da caneta emagrecedora Saxenda
Tags: Lula, ONU, Assembleia Geral, Estados Unidos, Donald Trump, tarifaço, soberania, democracia, COP30, Palestina, clima, multilateralismo, Fundo Florestas Tropicais, STF, Bolsonaro, relações internacionais, política externa brasileira