

Reunião será presidida por Macron, Merz e Starmer | Foto: Aurelien Meunier/Getty Images
16 de agosto de 2025 – O governo da França anunciou que os principais aliados europeus da Ucrânia irão se reunir neste domingo (17) para discutir a guerra na Ucrânia e alinhar estratégias antes do aguardado encontro entre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o ex-presidente americano Donald Trump, previsto para segunda-feira (18) na Casa Branca.
De acordo com o Palácio do Eliseu, a reunião entre os líderes europeus será realizada por videoconferência às 15h (horário local, 10h em Brasília) e contará com a participação do presidente francês Emmanuel Macron, do chanceler alemão Friedrich Merz e do primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
Essa será a segunda reunião da chamada “coalizão dos dispostos” em apenas uma semana. O grupo foi criado no início de 2025 para fornecer garantias de segurança à Ucrânia em caso de cessar-fogo e fortalecer a cooperação europeia diante da invasão russa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a Presidência francesa, o objetivo é manter a unidade europeia e reforçar o apoio à Ucrânia antes das conversas de alto nível entre Zelensky e Trump em Washington, encontro que pode redefinir o futuro do conflito. Macron já havia declarado anteriormente que a França pretende colaborar estreitamente com os Estados Unidos para alcançar a paz, enquanto Reino Unido e Alemanha destacaram a necessidade de manter pressão diplomática contra Moscou.
O encontro entre Zelensky e Trump gera grande expectativa internacional, pois poderá indicar novos rumos para a guerra e para o equilíbrio das relações internacionais entre Europa, EUA e Rússia.
Leia também | Zelensky anuncia encontro com Donald Trump em Washington para discutir guerra na Ucrânia
Tags: Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Donald Trump, Emmanuel Macron, Friedrich Merz, Keir Starmer, França, Alemanha, Reino Unido, Casa Branca, guerra na Ucrânia, coalizão dos dispostos, Rússia, política internacional