

A deputada licenciada Carla Zambelli no início da sessão no Tribunal de Apelações de Roma, em 27 de agosto de 2025 | Foto: TV Globo
27 de agosto de 2025 — A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida da Justiça brasileira, seguirá presa na Itália após audiência realizada nesta quarta-feira (27) no Tribunal de Apelações de Roma. A Justiça italiana analisa o pedido de extradição feito pelo Brasil, enquanto a defesa da parlamentar insiste para que ela aguarde o processo em liberdade.
Na sessão desta quarta-feira, o juiz responsável pelo caso solicitou mais tempo para avaliar documentos apresentados, adiando a decisão final sobre a situação da deputada. Com isso, Zambelli continuará detida até que haja novo parecer, que pode ser anunciado nos próximos dias.
Há duas semanas, a audiência havia sido adiada após Zambelli alegar problemas de saúde. Na ocasião, uma perícia médica confirmou que, apesar de estar em tratamento contra depressão, a deputada tinha condições de permanecer presa. Atualmente, ela cumpre detenção em uma das maiores prisões femininas da Itália, conhecida pela superlotação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os advogados de Carla Zambelli alegam que não houve pedido formal de prisão preventiva por parte do governo brasileiro, reforçando questões de saúde como argumento para sua soltura. Contudo, a Corte Suprema da Itália já reconheceu que a inclusão de Zambelli na lista vermelha da Interpol equivale a um pedido internacional de prisão, conforme previsto no Tratado de Extradição Itália-Brasil.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pelo envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. Após a condenação, deixou o Brasil e foi presa na Itália no fim de julho, após mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Mesmo detida, a deputada mantém presença digital por meio de um perfil alternativo no Instagram, criado em maio de 2025, usado para comentar política e criticar decisões do STF. A conta, com pouco mais de 4.600 seguidores, segue ativa apesar da suspensão de seus perfis oficiais.
Leia também | 524 mil clientes da Enel Ceará recebem 100% de desconto na conta de energia com novas regras da Tarifa Social
Tags: Carla Zambelli, extradição de Carla Zambelli, deputada presa na Itália, Justiça italiana, Alexandre de Moraes, STF, Interpol, prisão de Carla Zambelli, política brasileira, invasão CNJ