

O INSS pagará a primeira parcela em abril e a segunda em maio deste ano | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento realizado em Brasília, apresentou um balanço das ações do governo nos dois primeiros anos de sua gestão. A solenidade, intitulada “O Brasil dando a volta por cima”, contou com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais, e teve como foco os avanços conquistados nas áreas econômica, social e de infraestrutura.
Dentre as principais medidas, Lula assinou o decreto que antecipa o 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com pagamento da primeira parcela programado para abril e a segunda em maio deste ano. Além disso, o presidente firmou outro decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, destinando R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O governo federal destaca que, ao longo de 2023 e 2024, o Brasil se recuperou de desafios econômicos e avançou em diversos indicadores. O país voltou a figurar no ranking das dez maiores economias do mundo, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024, dois vezes mais do que a média entre 2019 e 2022.
No campo da empregabilidade, o Brasil registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, com 6,6% em 2024, após a taxa de 14,9% em 2021, considerada a mais alta da história. Desde 2023, o país gerou mais de 3,2 milhões de empregos formais.
Leia também | Especialista vê sobretaxa dos EUA como chance para Brasil ampliar
O governo também anunciou avanços em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. O programa Mais Médicos foi ampliado, dobrando o número de vagas e levando profissionais a mais de 4,5 mil municípios. O Farmácia Popular oferece 41 medicamentos gratuitos e o SUS alcançou recorde de cirurgias eletivas, com mais de 14 milhões de procedimentos realizados em 2024.
Na educação, o governo federal implementou programas como o Pé-de-Meia, que beneficiou 4 milhões de jovens do ensino médio, e a expansão do ensino integral, atingindo mais de 1 milhão de estudantes. O setor de ensino superior também recebeu investimentos com a criação de 10 novos campi universitários e 102 novos institutos federais.
O agronegócio também foi um dos setores que registrou grandes avanços, com investimentos históricos de R$ 765 bilhões pelo Plano Safra, impulsionando a produção agropecuária brasileira. Além disso, o Brasil alcançou a menor taxa de desmatamento da década, com uma redução de 46% na Amazônia em 2024, e o Cerrado também registrou uma queda no desmatamento de 25,7%.
O governo destacou ainda a ampliação das políticas de combate à fome, com a queda de 85% na insegurança alimentar severa, e o fortalecimento do programa Bolsa Família, que protege mais de 20 milhões de famílias mensalmente.
Na área do turismo, o Brasil registrou um recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros em 2024, superando números de edições anteriores da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. O governo também anunciou a realização da Cúpula do Brics e da COP30 em 2025, além de reforçar a presença internacional do Brasil com a nova representação da ONU Turismo no Rio de Janeiro.
Leia também | Câmara dos Deputados escolhe relator para projeto de isenção de Imposto de Renda