

Conselheiros eleitos pelo SENGE durante a solenidade de posse no CREA-CE, em Fortaleza | Foto: divulgação
09 de janeiro de 2026 – Os conselheiros eleitos para representar o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (SENGE) tomaram posse nesta quinta-feira (8) no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE). Ao todo, o sindicato passa a contar com 13 conselheiros titulares e 13 suplentes, que irão integrar as câmaras especializadas e o plenário do Conselho Regional.
A eleição ocorreu em 15 de dezembro, com a participação de associados com mais de seis meses de filiação, conforme previsto no estatuto do SENGE. O resultado fortalece a presença sindical nas decisões que impactam diretamente o exercício profissional da engenharia no estado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A presidente do SENGE, Teodora Ximenes, destacou a importância da posse e do papel que os conselheiros eleitos terão nas deliberações do Conselho. Segundo ela, a participação ativa no plenário contribui para aprimorar a regulamentação e a fiscalização do exercício profissional no Ceará.
“Vai ser muito importante a participação dos conselheiros eleitos pelo SENGE no plenário do CREA-CE. Eles contribuirão ativamente nas discussões e deliberações sobre a regulamentação e a fiscalização do exercício profissional no Ceará, ecoando as demandas e perspectivas dos profissionais representados pelo sindicato”, afirmou.
Engenharia Civil – Mandato de 1 ano
Titular: José Océlio Ferreira Fárias | Suplente: Ana Lúcia Oliveira Viana
Titular: Cristiano Freitas Mamede | Suplente: Manuelito Cavalcante Júnior
Titular: Welder José Ricardo Castro da Cunha | Suplente: Maria de Fátima Ximenes de Menezes
Engenharia Civil – Mandato de 3 anos
Titular: José Holanda Costa | Suplente: Mansour Daher Elias
Titular: Diogo Vital de Siqueira Cruz | Suplente: Francisco Ramires de Lima Porto
Engenharia Elétrica – Mandato de 3 anos
Titular: Rodrigo Fernandes Feijó | Suplente: Rodrigo Gomes Macedo
Titular: Fernando Vítor Araújo Gomes e Sousa | Suplente: Alexandre Rocha Filgueiras
Titular: Carlos Gustavo Castelo Branco | Suplente: Héber Henrique da Silva Lima
Engenharia Mecânica – Mandato de 3 anos
Titular: José Sérgio Cunha de Figueiredo | Suplente: Ricardo de Albuquerque Mendes
Titular: Ávila Ferreira Lisboa Júnior | Suplente: Francisco José Fernandes Saboya
Engenharia Química – Mandato de 1 ano
Titular: Rita Maria de Paula Gurgel do Amaral | Suplente: Fernando Antonio Dall’ Olio
Geologia – Mandato de 3 anos
Titular: João Bosco Andrade de Morais | Suplente: Adahil Pereira de Sena
Titular: João Cesar de Freitas Pinheiro | Suplente: Clodionor Carvalho de Araújo
Com a posse, os representantes passam a atuar diretamente nas pautas estratégicas do sistema Confea/Crea, contribuindo para decisões que impactam a valorização profissional, a ética e a fiscalização da engenharia no Ceará.
Leia também | Acordo UE-Mercosul: o que está em jogo para o agronegócio brasileiro
Tags: SENGE, CREA-CE, conselheiros do CREA, engenharia no Ceará, sindicato dos engenheiros, representação profissional, sistema Confea Crea, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, geologia, fiscalização profissional, regulamentação da engenharia, Portal Terra Da Luz