

Segurança reforçada no Clássico-Rei mobiliza 892 profissionais em Fortaleza | Foto: reprodução
04 de novembro de 2025 — O Clássico-Rei, duelo entre Ceará e Fortaleza válido pelo Campeonato Brasileiro Série A, contará com uma mega operação de segurança nesta quinta-feira (6). A ação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), mobilizará 892 agentes de diferentes forças e órgãos parceiros, dentro e fora da Arena Castelão, em Fortaleza.
O Plano Operacional de Segurança, apresentado nesta segunda-feira (3) durante reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), definiu a distribuição do efetivo entre policiais militares, civis, bombeiros, guardas municipais e agentes de trânsito. O esquema inclui também o apoio do Juizado da Criança e do Adolescente, garantindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a proteção de menores em situações de vulnerabilidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Somente a SSPDS empregará 618 policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). A operação contará ainda com 56 policiais civis da PCCE, 25 bombeiros militares do CBMCE, além de cinco agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e cinco da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).
A segurança no entorno da Arena Castelão será reforçada por 32 guardas municipais, 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 15 profissionais da Agefis, 12 servidores da Secretaria Executiva Regional 8 (SER VIII) e 20 representantes do Juizado.
O coordenador da Copol/SSPDS, Harley Filho, destacou a integração entre as instituições e o compromisso conjunto com a segurança do torcedor. “Essa é a mensagem que fica para os torcedores: vá para aproveitar esse grande clássico, essa grande festa. E se, porventura, alguém estiver com o intuito de praticar algum crime, as Forças de Segurança estarão atentas para garantir a tranquilidade do cidadão”, afirmou.
Leia também | IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros
Tags: Clássico-Rei, Ceará, Fortaleza, Arena Castelão, SSPDS, segurança pública, PMCE, PCCE, CBMCE, Copol, Ciopaer, AMC, Guarda Municipal, Agefis, futebol cearense, Campeonato Brasileiro Série A, policiamento, operação de segurança, Harley Filho, torcida, Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club, policiamento ostensivo