

O atacante Bruno Henrique brilhou no jogo desta quarta-feira e marcou os dois gols da vitória do Flamengo | Foto: Pool via Reuters/Santiago Arcos
A Copa Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras, no dia 27 de novembro no estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai. O Flamengo garantiu a classificação após derrotar o Barcelona de Guayaquil, do Equador, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (29/9) no Estádio Monumental.
Já o Palmeiras garantiu a vaga na final, na noite de terça-feira (28/9), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), ao empatar, por 1 a 1, no jogo contra o Atlético Mineiro. A primeira partida, no Allianz Parque, em São Paulo, terminou em 0 a 0. Na Libertadores, o gol fora de casa é qualificado.
O grande destaque da partida entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil foi o atacante Bruno Henrique, que, assim como na partida de ida das semifinais, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, marcou os dois gols da vitória Rubro-Negra.
No primeiro tempo, empurrado pela torcida, o Barcelona deu trabalho ao goleiro Diego Alves, que defendeu finalizações de Léon, Castillo e Martínez. Mas a eficiência foi do Flamengo, que, aos 17 minutos, abriu o placar. Everton Ribeiro fez lançamento no meio da defesa para Bruno Henrique, que, com um toque, driblou o goleiro Burrai para depois bater para o gol.
Com a vantagem no marcador, o Rubro-Negro recuou suas linhas nos últimos minutos da etapa inicial e deixou a bola com a equipe da casa, que pouco criou.
A dupla Everton Ribeiro e Bruno Henrique voltou a brilhar logo aos 4 minutos da etapa final, quando Gabriel Barbosa lançou o camisa 7 pela direita, que cruzou rasteiro para o camisa 27 marcar o segundo da partida. A partir daí coube ao clube da Gávea administrar a vantagem para garantir presença na grande decisão do dia 27 de novembro.

O Palmeiras garantiu a vaga na final da Libertadores, pela segunda vez seguida, mesmo sem vencer Atlético Mineiro. Na Copa Libertadores, o gol fora de casa é qualificado. Como na primeira partida, em São Paulo, casa do Palmeiras, terminou em 0 a 0, e no jogo fora de casa, o placar foi 1 a 1, o Verdão se beneficiou com a regra da competição.
É a sexta vez que o clube paulista chega à decisão do maior torneio do continente. Atual campeão da América, o Palmeiras também ergueu a taça em 1999, sendo vice em 1961, 1968 e 2000. O Verdão pode se igualar a Santos, Grêmio e São Paulo, únicos times brasileiros a conquistarem a Libertadores em três ocasiões. O Atlético, por sua vez, não conseguiu repetir a história de 2013, quando alcançou a final e ficou com o título.
Após 90 minutos de pouca inspiração na ida, Atlético e Palmeiras proporcionaram um jogo mais animado no Mineirão. A partida foi lá e cá, com as equipes pecando no último passe e na pontaria. A melhor chance do Verdão no primeiro tempo surgiu aos 25 minutos, com o lateral Joaquín Piquerez avançando pela esquerda, puxando a bola para a perna direita e chutando rente à meta defendida por Everson. Aos 45, o Galo assustou com o meia Nacho Fernández, que ganhou a dividida com o volante Feilpe Melo na esquerda e bateu cruzado, obrigando o goleiro Weverton a salvar os paulistas.
Os times mantiveram o duelo frenético na segunda etapa. Nos três primeiros minutos, os atacantes Hulk e Rony fizeram Weverton e Everson, respectivamente, trabalharem. Aos seis, o meia Jair cruzou pela esquerda e o atacante Eduardo Vargas, às costas do lateral Marcos Rocha, mandou de cabeça para as redes. O chileno teve a chance de ampliar quatro minutos depois, frente a frente com o goleiro palmeirense, mas chutou para fora. Fez falta.
O Verdão apertou e foi premiado aos 22 minutos. Gabriel Veron, que tinha entrado um minuto antes, recebeu de Piquerez pela esquerda e cruzou rasteiro para o também atacante Dudu igualar de carrinho. A pressão inverteu de lado e o Galo passou a trabalhar a bola no ataque, mas sem conseguir superar a marcação rival. Nos acréscimos, o Alvinegro passou a alçar bolas na área palmeirense, sem êxito, para lamento da torcida que foi ao Mineirão e festa alviverde no gramado.
Com informações da Agência Brasil
Leia também