

Troféu da Copa do Mundo | Foto: Dursun Aydemir/Anadolu via Getty Images
13 de novembro de 2025 – A rodada desta quinta-feira (13) promete fortes emoções nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com seleções da Europa, América do Norte e Central, Ásia e África lutando por vagas diretas e posições na repescagem. Ao todo, cinco seleções podem garantir classificação antecipada ao Mundial que será sediado por Estados Unidos, México e Canadá.
Na Europa, a França é uma das seleções mais próximas da classificação. A equipe comandada por Didier Deschamps enfrenta a Ucrânia no Parque dos Príncipes, em Paris, às 16h45 (horário de Brasília), precisando apenas de uma vitória simples. Os franceses lideram o Grupo D com 10 pontos, três a mais que os ucranianos. A Islândia, com quatro, tem apenas chances matemáticas de assumir a liderança.
Outra equipe que pode garantir a vaga nesta quinta é Portugal, que soma 10 pontos no Grupo F e encara a Irlanda fora de casa, no Aviva Stadium, em Dublin. Um triunfo confirma os portugueses no Mundial; até um empate pode bastar, caso Hungria e Armênia empatem no outro jogo da chave.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Noruega também pode conquistar a classificação para sua primeira Copa desde 1998. Para isso, os noruegueses precisam vencer a Estônia, em Oslo, às 14h, e torcer por um tropeço da Itália diante da Moldávia. Atualmente, a Noruega soma 18 pontos no Grupo I, três a mais que os italianos.
Caso conquiste a vaga, será apenas a quarta participação da seleção norueguesa em Copas do Mundo, marcando o retorno de um país que vem investindo em uma nova geração liderada por Erling Haaland e Martin Ødegaard.
Na Concacaf, duas seleções podem carimbar o passaporte nesta rodada. Pelo Grupo B, a Jamaica visita Trinidad e Tobago, às 21h, e precisa vencer e torcer por derrota de Curaçao para Bermudas. Já no Grupo C, Honduras depende de vitória sobre Nicarágua e de empate entre Haiti e Costa Rica para se classificar.
As partidas desta Data Fifa definirão ainda os últimos 14 classificados diretos à Copa e os 16 países que disputarão a repescagem europeia, além das quatro seleções que disputarão a repescagem intercontinental.
Com o fim das partidas desta semana, o cenário para o Mundial de 2026 ficará praticamente definido, encerrando o calendário de seleções neste ano.
Leia também | Gabriel Bortoleto apresenta carro da Audi para a F1 2026 em evento na Alemanha
Tags: Copa do Mundo 2026, Eliminatórias, França, Portugal, Noruega, Didier Deschamps, Erling Haaland, Martin Ødegaard, Ucrânia, Irlanda, Itália, Moldávia, Jamaica, Honduras, Trinidad e Tobago, Curaçao, Haiti, Costa Rica, Fifa, Mundial, futebol internacional, Europa, Concacaf, Data Fifa, seleções classificadas, Mundial da América do Norte, EUA 2026, México 2026, Canadá 2026, classificação Copa 2026, futebol mundial, esportes