Jogadores do Sport reclamam com árbitro Bruno Arleu do pênalti marcado para o Palmeiras no fim do jogo | Foto: Marlon Costa/AGIF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (7), o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros de campo e do VAR das partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras, válidas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2025.
As decisões foram tomadas após parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou erros cometidos pelos profissionais envolvidos nos jogos. Segundo a nota oficial, o afastamento tem caráter pedagógico e corretivo.
“Existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. É uma medida para evitar novos equívocos e colocar o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, afirmou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No jogo Internacional 3 x 0 Cruzeiro, a principal polêmica ocorreu aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Jonathan Jesus foi expulso com cartão vermelho direto após dividida com Wesley. O VAR confirmou a decisão sem chamar o árbitro para revisão. A expulsão gerou revolta no Cruzeiro, e o dono da SAF do clube, Pedro Lourenço, prometeu contestar a CBF.
Na partida entre Sport 1 x 2 Palmeiras, o pênalti marcado nos minutos finais para o time paulista revoltou jogadores e dirigentes do Sport. O árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou penalidade em toque de Matheus Alexandre, lance que foi mantido após checagem do VAR. O vice-presidente do Leão, Guilherme Falcão, chegou a sugerir que “já é hora de importar árbitros”.
Como parte da resposta institucional, a CBF confirmou que, a partir do dia 15, será iniciado um treinamento específico para árbitros da Série A, que acontecerá no CAER e no CEAB, no Rio de Janeiro.
A ação integra o projeto de profissionalização da arbitragem, anunciado em fevereiro por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade. Serão realizadas simulações de jogos com atletas da base do futebol carioca e uso completo da estrutura do VAR, como forma de aprimorar o desempenho dos árbitros.
Leia também | Voo inaugural da LATAM para Lisboa fortalece conectividade do Ceará com a Europa e impulsiona o turismo