

O gol de empate da seleção brasileira só saiu no segundo tempo, depois de cobrança de escanteio do estreante Raphinha, o zagueiro Marquinhos marcou de cabeça | Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Mesmo jogando mal, apresentando um futebol fraco e sem convencer quem estava vendo o jogo, o Brasil derrotou a Venezuela, de virada, por 3 a 1, nesta quinta-feira (7/10), no estádio Olímpico de la UCV, em Caracas. Com o resultado a seleção manteve 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022).

Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Tite permanece na liderança da competição, com 100% de aproveitamento. São 27 pontos conquistados em 9 vitórias, nas 9 partidas disputadas. Já a Venezuela permanece na lanterna das Eliminatórias com apenas 4 pontos em 10 jogos realizados.
FIM DE JOGO! #SeleçãoBrasileira vence mais uma nas Eliminatórias! 💯
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 8, 2021
🇧🇷 3×1 🇻🇪 | #BRAxVEN #Eliminatórias pic.twitter.com/8ez0Wyscvn
O Brasil começou o confronto tendo a primeira oportunidade de marcar, aos 6 minutos, quando Gabriel Barbosa bateu com perigo após receber de Lucas Paquetá. Mas quem abriu o placar na etapa inicial foi a equipe da casa, aos 10 minutos, quando a defesa brasileira falhou e permitiu que Soteldo lançasse Eric Ramírez, que cabeceou com extrema liberdade.
Com a desvantagem no marcador, a expectativa era de que a equipe comandada pelo técnico Tite acelerasse em busca de melhores oportunidades. Mas o que se viu em campo foi um Brasil muito burocrático, que pouco fez diante de um adversário que mostrava muita vontade.
No retorno do intervalo, Tite promoveu a entrada do atacante Raphinha no lugar do meio-campista Everton Ribeiro. A mudança melhorou a equipe, e a seleção passou a criar mais jogadas pela ponta direita.
E foi dos pés do estreante que surgiu o gol do empate da seleção brasileira. Raphinha cobrou escanteio aos 25 minutos e o zagueiro Marquinhos subiu muito para igualar o marcador com gol de cabeça.
É zagueiro-artilheiro que fala? Mais uma vez o Marquinhos deixou o dele com a Amarelinha! ⚽️🇧🇷
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 8, 2021
🇧🇷 3×1 🇻🇪 | #BRAxVEN #Eliminatórias
Fotos: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/owSX3hDgJH
A partir daí a Venezuela passou a se aventurar mais no ataque, oferecendo espaços para a seleção contra-atacar, e foi em uma jogada dessa que veio a virada brasileira. Aos 36 minutos Raphinha partiu em velocidade e tocou para Vinícius Júnior, que, de dentro da área, finalizou para defesa parcial do goleiro Graterol. Gabriel Barbosa dominou a bola e acabou sendo derrubado na área. O próprio camisa 21 foi para a cobrança do pênalti e marcou o gol da virada. 2 a 1 para o Brasil
Já nos acréscimos do confronto, a equipe de Tite chegou ao terceiro gol, quando Raphinha recebeu na ponta direita e avançou até a linha de fundo, onde cruzou para o meio da área e Antony bateu duas vezes para marcar.
HOJE TEVE! Gabi balançou as redes com a Amarelinha e ajudou na virada contra a Venezuela. Valeu, artilheiro! 💪⚽️
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 8, 2021
🇧🇷 3×1 🇻🇪 | #BRAxVEN #Eliminatórias
Fotos: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/ufNF3Q1c8h
O Brasil volta a entrar em campo no próximo domingo (10/10), a partir das 18h (horário de Brasília), no estádio Metropolitano, em Barranquilla, para medir forças com a Colômbia.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Flagrante: Vídeo mostra incêndio destruindo carros em depósito do Detran em Fortaleza