

Praia de Ipanema lotada no Dia de São Sebastião | Foto: Felipe Figueiredo/@figfelipefoto
30 de setembro de 2025 – O ano de 2026 promete ser um dos mais favoráveis para quem deseja aproveitar feriados prolongados. Segundo levantamento do g1, nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis, o que garante diversas oportunidades de descanso estendido e planejamento de viagens.
Entre os destaques do calendário de 2026 estão feriados como o Dia do Trabalho (sexta-feira, 1º de maio) e a Independência do Brasil (segunda-feira, 7 de setembro). Ao todo, sete feriados nacionais vão ocorrer em segundas ou sextas-feiras, facilitando a criação de feriadões sem necessidade de solicitar folgas extras.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Outras datas, como a Confraternização Universal (quinta-feira, 1º de janeiro) e Tiradentes (terça-feira, 21 de abril), também podem se transformar em feriadões com o acréscimo de um dia de descanso. Com esse planejamento, até nove feriados nacionais poderão ser emendados.
Além dos feriados oficiais, os pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi, elevam para mais de 10 o número de dias úteis que podem se transformar em folgas.
No caso do Carnaval, o período é tradicionalmente considerado como um único feriadão, já que envolve três dias consecutivos (segunda, terça e quarta-feira de Cinzas).
Os feriados estaduais e municipais também favorecem o calendário de 2026. Em São Paulo, por exemplo, o aniversário da cidade (25 de janeiro) pode render mais uma pausa estratégica. A portaria oficial com os pontos facultativos do próximo ano ainda será divulgada pelo governo federal.
Leia também | Por que empresas ainda resistem a mudanças e como isso afeta os resultados
Tags: feriados 2026, calendário 2026, folga prolongada, feriadões, pontos facultativos, Carnaval 2026, Corpus Christi 2026, planejamento de viagens, Tiradentes 2026, Independência do Brasil 2026, Confraternização Universal 2026, Dia do Trabalho 2026