

O melhor momento para ver a chuva de meteoros é entre meia-noite e 2h da manhã nas madrugadas de quarta e quinta-feira | Foto: Nasa/Divulgação
21 de outubro de 2025 — A chuva de meteoros Orionídeas poderá ser observada no céu do Brasil a partir da noite desta terça-feira (21), com seu pico de intensidade esperado para as madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23). O evento astronômico, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, promete um espetáculo que poderá ser visto a olho nu.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a NASA, os meteoros cortam o céu a uma velocidade média de 66 km/s, com uma intensidade que pode ser até 20 vezes maior que o normal. Em locais com céu limpo e pouca poluição luminosa, é possível observar até 20 meteoros por hora. Em grandes centros urbanos, a visualização é reduzida para cerca de 5 a 10 meteoros por hora.
“É um fenômeno recorrente e um dos mais bonitos do ano. Mesmo que a contagem por hora não seja altíssima, os rastros luminosos das Orionídeas costumam ser longos e brilhantes”, afirma a NASA.
O melhor momento para ver a chuva de meteoros é entre meia-noite e 2h da manhã nas madrugadas de quarta e quinta-feira. Astrônomos recomendam procurar locais abertos e longe de luz artificial, direcionar o olhar para o leste, em direção à constelação de Órion, e observar a olho nu, sem o uso de telescópios. É indicado chegar com antecedência para permitir que os olhos se adaptem à escuridão, cerca de 20 minutos antes da observação.
A chuva de meteoros ocorre quando a Terra atravessa a trilha de partículas deixadas pelo cometa Halley em suas passagens pelo Sistema Solar. Ao entrar na atmosfera, esses fragmentos queimam rapidamente, formando os riscos luminosos que iluminam o céu noturno.
Leia também | Brasil lidera uso do etanol como alternativa sustentável para descarbonização do setor naval
Tags: chuva de meteoros, Orionídeas, cometa Halley, fenômeno astronômico, céu noturno, observação de meteoros, NASA, astronomia, Brasil, espetáculo celeste, eventos astronômicos, constelação de Órion, madrugadas, dicas de observação, céu limpo, poluição luminosa, riscos luminosos, visualização de meteoros, outubro 2025, ciência, curiosidades, espaço, astronomia para leigos, eventos naturais