

Candidatura Rio-Niterói prevê infraestrutura olímpica, vila dos atletas e maratona cruzando a Ponte Rio-Niterói | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) oficializou nesta quinta-feira (1º) a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A única concorrente das cidades brasileiras é a capital do Paraguai, Assunção.
O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, destacou que ambas as candidaturas demonstram forte compromisso e paixão esportiva, pontos essenciais no processo de seleção. Os dossiês com os requisitos foram entregues pelas duas cidades e agora serão avaliados por uma comissão técnica.
A decisão final será feita em votação com os 41 comitês olímpicos nacionais que compõem a Panam Sports, totalizando 53 votos. Países que já sediaram os Jogos, como o Brasil, têm direito a dois votos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A candidatura carioca se apoia na experiência dos Jogos Olímpicos de 2016, além de uma estrutura urbana que será expandida para receber 38 modalidades em 57 disciplinas. O investimento previsto é de US$ 667 milhões (R$ 3,8 bilhões), com compromisso dos três níveis de governo e perspectiva de captação de recursos privados.
A vila dos atletas será construída na zona portuária do Rio, com sete torres residenciais e capacidade para abrigar 7.500 atletas e 2.800 oficiais. Já a tradicional maratona está prevista para cruzar a Ponte Rio-Niterói, com largada no Caminho Niemeyer e chegada em Copacabana.
Outras cidades brasileiras também receberão partidas de futebol, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
Calendário dos Jogos 2031:
A proposta inclui ainda cinco zonas de competição: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e Niterói, na Região Metropolitana.
Leia também | Ceará perde para o Palmeiras no Castelão e se complica na Copa do Brasil 2025