

Brasil aposta no conjunto e no individual para conquistar medalha no Mundial de Ginástica Rítmica | Foto: Ricardo Bufolin/CBG
19 de agosto de 2025 – O Mundial de Ginástica Rítmica 2025 terá início nesta quarta-feira (20), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a América do Sul recebe o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que reunirá mais de 300 atletas de 78 países. O Brasil, que vive sua melhor fase histórica no esporte, sonha com a conquista de uma medalha inédita no Mundial de Ginástica Rítmica.
Na disputa por equipes, o conjunto brasileiro de ginástica rítmica será formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. O quinteto conquistou em julho a medalha de ouro inédita na Copa do Mundo de Milão, no conjunto geral, feito histórico para a modalidade no país.
Já no individual, o Brasil será representado por Geovanna Santos e Bárbara Domingos, atleta que fez história ao conquistar o ouro no individual geral dos Jogos Pan-Americanos de Lima e alcançar a final nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além do Brasil, o público poderá acompanhar de perto algumas das maiores estrelas da ginástica mundial. Entre os destaques do Mundial de Ginástica Rítmica 2025 estão:
O Mundial terá provas individuais (arco, bola, maças e fita) e competições de conjunto (séries mistas e específicas). As classificatórias individuais acontecem nos dias 20 e 21, enquanto as finais de conjunto estão marcadas para sábado (23) e domingo (24).
A grande expectativa é pela performance da seleção brasileira, que busca transformar a ascensão da modalidade em resultados históricos no maior palco da ginástica rítmica mundial.
Leia também | MP deflagra operação contra fraude em concurso público da Guarda Municipal de Icó
Tags: Mundial de ginástica rítmica 2025, ginástica rítmica Brasil, Campeonato Mundial Rio de Janeiro, atletas brasileiros ginástica rítmica, conjunto brasileiro ginástica rítmica, Bárbara Domingos, Geovanna Santos, Darja Varfolomeev, Sofia Raffaeli, Taisiia Onofriichuk, esporte Rio de Janeiro 2025, mundial ginástica rítmica América do Sul