

Governo afirma que candidatos não serão prejudicados | Foto: Angelo Miguel/MEC
19 de novembro de 2025 — O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, em entrevista à TV Educativa do Ceará, que a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu por precaução, após relatos de possível vazamento de itens que teriam circulado em redes sociais. A Polícia Federal foi acionada e irá investigar o caso.
Segundo o ministro, as questões anuladas faziam parte de um pré-teste aplicado pelo Inep a grupos de estudantes, e uma pessoa que participou desse processo teria divulgado conteúdo similar em uma transmissão ao vivo. “Segundo as informações que eu tenho, uma pessoa que participou desse pré-teste divulgou e fez essa fala em uma live”, explicou.
O Inep, ainda na tarde desta terça-feira (18), informou que recebeu relatos de antecipação de perguntas semelhantes às utilizadas na prova. Camilo Santana destacou que o exame deste ano foi um sucesso e reforçou que não há motivo para preocupação entre candidatos e familiares.
“O que ocorreu foi que houve ruídos em rede social. E eu determinei ao Inep, de imediato, quando tomei conhecimento, que apurasse e tomasse as medidas cabíveis”, disse Santana. Ele ressaltou que a anulação tem como objetivo garantir isonomia: “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que exige a calibração prévia das questões. Antes de entrar no exame, os itens passam por pré-testes com turmas diferentes para medir grau de dificuldade, tempo de resolução e outros parâmetros técnicos.
Participantes dessas etapas têm contato com questões que podem aparecer futuramente no exame. Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens, que reúne todo o conteúdo possível de ser utilizado nas provas do Enem.
O Inep reforçou que mantém diversas estratégias de controle e calibração para garantir a segurança do banco de itens e a confiabilidade do processo avaliativo.
Leia também | INBEC promove palestra gratuita sobre fundações de edifícios altos com estudos de caso de obras emblemáticas em Fortaleza
Tags: Enem 2025, Enem, MEC, Camilo Santana, Inep, Polícia Federal, vazamento Enem, anulação de questões, TRI, pré-teste Enem, Banco Nacional de Itens, educação, exame nacional, prova do Enem, investigação PF, segurança do Enem, Ministério da Educação, avaliação escolar, notícias de educação, exame estudantil, políticas educacionais, concurso nacional