

Estudante acessa o sistema do Fies para realizar inscrição no financiamento estudantil do ensino superior | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
03 de fevereiro de 2026 – Estudantes interessados em financiar a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre de 2026. As inscrições começaram nesta terça-feira (3) e seguem abertas até a próxima sexta-feira (6), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a participação é gratuita e o candidato pode escolher até três opções de curso, com possibilidade de alterar as escolhas até o encerramento do prazo. Nesta edição, o Fies oferta 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior, contemplando 19.834 cursos em todo o país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Podem participar do processo seletivo os estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação.
Outro critério obrigatório é a renda bruta familiar mensal por pessoa, que deve ser de até três salários mínimos, conforme as regras estabelecidas pelo programa.
A classificação dos inscritos será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. O MEC informou que a prioridade será dada, inicialmente, aos candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca utilizaram o financiamento estudantil.
Em seguida, entram na lista de classificação os estudantes que já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento, além daqueles que já possuem diploma de nível superior.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Cada candidato poderá ser pré-selecionado em apenas uma das opções de curso indicadas no momento da inscrição.
Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro, por meio do sistema Fies Seleção. Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera, que será utilizada para preencher eventuais vagas remanescentes, conforme a ordem de classificação.
Leia também | Deputada Martinha Brandão (Cidadania-CE) atropela e mata ciclista em Fortaleza
Tags: Fies 2026, Fundo de Financiamento Estudantil, inscrições Fies, MEC, Enem, financiamento estudantil, ensino superior, vagas Fies, universidades privadas, Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, lista de espera Fies, educação no Brasil, política educacional, Portal Terra Da Luz