

Confira o que é permitido e o que deve ser evitado no Enem 2025 | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
08 de novembro de 2025 — As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam neste domingo (9), em 1.804 municípios de todo o Brasil, abrangendo as 27 unidades da federação. As únicas exceções são Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame foi adiado devido à realização da COP30.
Com a proximidade do exame, os candidatos devem se preparar para evitar imprevistos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça a importância de levar os documentos corretos e de observar atentamente os horários e as regras previstas no edital do Enem 2025, disponível na Página do Participante.
Para entrar na sala de provas, o candidato deve apresentar documento oficial de identificação com foto, em formato físico ou digital. Prints de tela ou fotos dos documentos não serão aceitos. São válidos documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Geral (RG), desde que acessados por meio dos aplicativos oficiais Gov.br.
A apresentação pode ser feita também com documentos para estrangeiros, conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o candidato leve o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, com informações sobre número de inscrição, data, hora e local de prova.
A prova deve ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente. Canetas azuis não serão aceitas. Participantes com transtorno do espectro autista podem usar canetas coloridas transparentes para marcações no caderno de questões, mas o Cartão-Resposta deve ser preenchido exclusivamente com caneta preta.
Os candidatos devem guardar no envelope porta-objetos todos os itens proibidos, como celulares, relógios digitais, fones de ouvido, lápis, borrachas, óculos escuros, bonés e chapéus. O envelope deve permanecer lacrado e identificado sob a carteira durante toda a prova.
O uso de equipamentos eletrônicos, bebidas alcoólicas, cigarros (inclusive eletrônicos) e qualquer tipo de consulta é vetado. O porte de armas é proibido, exceto nos casos previstos em lei e mediante autorização de porte.
Os participantes podem levar lanches e medicamentos, desde que vistoriados pelo chefe de sala. Artigos religiosos, como véus, quipás e burcas, também poderão ser inspecionados pelo coordenador local.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30 e término às 19h, seguindo o horário de Brasília.
O candidato só poderá sair em definitivo da sala após duas horas do início da prova. O caderno de questões só pode ser levado nos últimos 30 minutos antes do encerramento.
Neste domingo, os participantes farão provas de linguagens, ciências humanas, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação dissertativo-argumentativa.
Mais informações e respostas para dúvidas frequentes estão disponíveis no portal do Inep.
Leia também | Novo projeto de Derrite equipara crimes de facções, milícias e terrorismo e endurece penas
Tags: Enem 2025, provas do Enem, o que levar Enem, Inep, educação, ensino médio, vestibular, exame nacional, estudantes, dicas Enem, horário Enem, regras Enem, documento oficial, caneta preta, preparação para o Enem, estudo, universidades, MEC, COP30