

Enem volta a oferecer certificação para maiores de 18 anos | Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
23 de maio de 2025 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições devem ser feitas de 26 de maio a 6 de junho na Página do Participante, disponível no site do Inep.
O Enem 2025 permitirá que pessoas com mais de 18 anos, que ainda não concluíram o ensino médio, obtenham certificação de conclusão. Para isso, é necessário alcançar 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. A medida retoma a função do exame como certificador, conforme antecipado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos: 9 e 16 de novembro. As provas são compostas por quatro testes objetivos e uma redação em língua portuguesa.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30.
Devido à realização da COP 30 em Belém, os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) terão as provas aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Durante a inscrição, candidatos podem solicitar uso de nome social, com base em dados já cadastrados na Receita Federal. Não é necessário envio de documentos.
Participantes que precisam de atendimento especializado também devem fazer a solicitação no ato da inscrição, informando condições como deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, gravidez, lactação, entre outros. As opções de recursos de acessibilidade estão listadas no edital.
A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho. O boleto poderá ser quitado por Pix, cartão de crédito ou débito.
Estudantes que desejam utilizar o Enem para certificação do ensino médio e estejam inscritos no CadÚnico e concluintes em 2025 estarão isentos, mesmo sem solicitação prévia.
As provas poderão ser reaplicadas em 16 e 17 de dezembro para candidatos que faltarem por questões logísticas ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital.
Leia também | Governador Elmano de Freitas visita sede da Band em São Paulo e grava programa Canal Livre