

Dados de uma pesquisa recente apontam que os brasileiros consomem cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano | Foto: divulgação
Um dia depois do início da primavera, o Brasil comemora o Dia Nacional do Sorvete. A data, 23 de setembro, não foi escolhida por acaso. Ela marca o início da subida das temperaturas no Brasil. E pra matar o calor, um sorvete, seja qual for o sabor, é muito refrescante e sempre cai bem. Aliás, tão bem que as fábricas têm que aumentar muito a produção para atender a demanda dos consumidores.
A ideia de criar uma data para comemorar o Dia Nacional do Sorvete é atribuída à Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). De massa, no palito ou daqueles feitos em casa, é difícil achar alguém que não aprecie esta delícia. A criação da data especial tem um único interesse: promover ainda mais o consumo de uma das sobremesas mais apreciadas do mundo, aqui no Brasil.

Existem várias teorias sobre o surgimento do sorvete. Um dos relatos data de mais de 3 mil anos atrás, e tem origem no Oriente. Os chineses teriam preparado uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.
Outros contam que foi o Imperador romano Nero, que há cerca de mil e novecentos anos, mandava escravos às montanhas em busca de neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.
Há também quem considere que Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), seria o responsável por introduzir a cultura do sorvete na Europa. Acredita-se que o líder trouxe do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel, guardada em potes de barro enterrados no chão e mantidos frios com a neve do inverno.
Ilustração: Bárbara Mello
E há muitas outras histórias envolvendo grandes líderes da história da humanidade que seriam os inventores da iguaria. Fato mesmo é que, em 1851, os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.
Em 1879, também nos Estados Unidos, foi inventado o “Ice Cream Soda”. O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.
A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.

O sorvete ganhou tanta importância no Brasil, que chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher tinha que ir a bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens
Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial em 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto. O primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon.
Foto: reprodução/Facebook/Madureira: Ontem & Hoje
Desde então, a população foi se tornando cada vez mais adepta: dados recentes apontam que o país consome cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano.

O Dia Nacional do Sorvete também inspira as fábricas a lançar novos produtos e promoções. No Ceará, a Pardal, referência no mercado de gelados, lança, nesta quinta-feira (23/9) ação promocional que oferece 1 Supra de qualquer sabor aos clientes que comprarem qualquer sorvete de 1,5L. Mas atenção: a promoção é válida somente neste dia 23 e setembro no aplicativo próprio da Pardal e nas lojas físicas autorizadas.
O cliente também poderá pedir pelo site da Pardal ou baixar o aplicativo da Pardal Sorvetes, disponível para smartphones Android, via Google Play, e iOS, na App Store.
“Neste dia tão especial para a empresa, queremos que os nossos clientes aproveitem para celebrá-lo desfrutando do que há de melhor em nosso portfólio. Por isso, estamos oferecendo esta promoção exclusiva, de ambas as formas: online e presencialmente em 10 lojas”, pontua o gerente de marketing da Pardal Sorvetes, Erikson Nascimento.
Em 30 anos de atuação no mercado, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. A Pardal Sorvetes está presente atualmente no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.




Leia também | Banda Europe anuncia show histórico e exclusivo no Brasil em março de 2022
Pardal Sorvetes
Site: www.pardalsorvetes.com.br
Delivery: www.queropardal.com.br
Instagram: @PardalSorvetes