logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Médica cearense debate em live prevenção e tratamento do linfoma
Saúde Médica cearense debate em live prevenção e tratamento do linfoma
23/08/2021
Conectividade: Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet
Conectividade Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet
23/08/2021
Exibir tudo

Cultura Porto Iracema das Artes realiza live sobre legado de Paulo Freire em arte e educação O encontro será nesta terça (24/08), às 15h, no YouTube da escola

Cultura: Porto Iracema das Artes realiza live sobre legado de Paulo Freire em arte e educação

O Professor Paulo Freire é considerado um dos maiores pensadores do Brasil | Foto: reprodução/Facebook

A Escola Porto Iracema das Artes realiza uma live em homenagem ao patrono da educação brasileira, o professor Paulo Freire. A partir do tema “Andarilhagens do Legado Freireano: Diálogos entre Arte e Educação’‘, as professoras Célia Brito e Margarete Sampaio, do Núcleo de Educação Popular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e o antropólogo Carlos Brandão discutem o pensamento de Freire. O encontro será realizado nesta terça-feira (24/08), às 15h, no YouTube da escola.

Segundo Aline Albuquerque, coordenadora de Linguagem da Porto Iracema das Artes, o ”Andarilhagens” tem como objetivo apresentar o “Legado Freireano”, evento organizado pelo Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia, que aconteceu em fevereiro deste ano, com o tema ”Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis” e está na sua 4° edição. ”Este será um primeiro encontro e abordará a história do Legado Freireano, como surgiu, como foram as edições anteriores, como ele tem acontecido ao longo desses anos, e como ele articula e incentiva a produção nas diversas linguagens artísticas. Posteriormente, outros encontros serão marcados para conhecermos a produção em artes que surge a partir dessa edição – IV”, complementa Aline.

Ainda conforme a coordenadora, essa conversa parte também do desejo de fomentar mais parcerias da Escola com as universidades públicas, neste caso a UECE. ”Especialmente, compreendendo que, quando falamos em formação em artes, estamos em rede com diversas outras instâncias de formação”, conclui Aline Albuquerque.

A pedagoga Margarete Sampaio participará da mesa e reforça que, além de resgatar a memória de Paulo Freire, esse encontro também pretende ‘’revelar traços de reinvenção do pensamento político e pedagógico’’ do professor. Essa é apenas a primeira live a ser realizada. Outros dois encontros estão sendo planejados. ”Nesta edição, em parceria com o Porto Iracema das Artes, queremos trazer para o grande público debates em torno de temáticas tão urgentes da vida brasileira’’, comenta Margarete. A partir do legado freireano, a ideia é levar a possibilidade de se questionar o atual modelo social, as situações limites que brasileiros estão vivendo e, mais importante, ‘’perspectivar a possibilidade de construção de um outro mundo que seja marcado por menos sofrimento humano’’, conclui a pedagoga.

Sobre o projeto

‘Andarilhagens do Legado Freireano: diálogos entre arte e educação’ resgata as memórias de um evento que se institui como afirmação e reinvenção do pensamento de Paulo Freire. Em cada edição, os círculos de cultura vêm assumindo distintas feições, como a Mostra Artística Virtual, realizada em fevereiro de 2021, que trouxe múltiplas linguagens codificadoras de temáticas pulsantes da realidade brasileira. Numa roda de conversa, as professoras Célia Brito e Margarete Sampaio do Núcleo de Educação Popular da UECE, instância organizadora do Legado Freireano, e o professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão intencionam assumir a conjugação do verbo semear, tão precioso e presente nas obras e vida do Patrono da Educação Brasileira, inspiração da proposta da Mostra Artística Permanente que será lançada ao final da programação que contará, também, com a participação artístico-cultural do Coletivo Paulo Freire.

O evento integra a programação celebrativa do II Paulo Freire a Bombordo – Centenário, realizado pela Escola Porto Iracema das Artes em parceria com a rede de escolas criativas da Secult, geridas pelo Instituto Dragão do Mar: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, além do Porto Iracema.

Sobre os convidados

Margarete Sampaio
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1983). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem estudos e experiências em Educação, com ênfase em didática, prática pedagógica docente-discente, coordenação pedagógica, formação de professores e Paulo Freire. Faz parte do Centro Paulo Freire – estudos e pesquisas e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós- graduação: Currículo da Pontifícia Universidade

Célia Brito
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Educação Popular/Educação de Jovens e Adultos (UFC), Mestrado em Educação (UFC) na linha de pesquisa – Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, Doutorado em Educação Brasileira (UFC) com estudos na área de Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais e Pós-Doutorado em Educação do Campo. Foi professora colaboradora do Mestrado em Serviço Social. Atualmente, professora Adjunta II do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Educação Popular e Educação do Campo. Tem estudos na área das práticas educativas dos Movimentos Sociais/ONGs e Escola, Pedagogia de Paulo Freire e Escola comunitária.

Carlos Brandão
Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É ‘’fellow’’ do St. Edmund College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Luján (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Leia também | Museu da Língua Portuguesa inaugura novo espaço para exposições em SP

Serviço

Porto Iracema das Artes realiza live sobre legado de Paulo Freire em arte e educação
Quando: 24 de agosto, terça-feira, às 15h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema
Programação online e gratuita

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição

Governador Elmano de Freitas durante entrega de escola de educação profissional no município de Missão Velha, na Região do Cariri | Foto: reprodução

10/02/2026

Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção0
    Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional
    10/02/2026
  • Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição0
    Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição Casos suspeitos incluem seis mortes no Brasil; especialistas apontam fatores como obesidade, perda rápida de peso, uso irregular e circulação de produtos falsificados
    10/02/2026
  • Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição0
    Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri
    10/02/2026
  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
  • Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta0
    Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta Com 63% do corpo queimado, Juliane Vieira relembra resgate da família, desafios da reabilitação e planos para voltar a advogar
    09/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas