

26 de setembro de 2025 – O Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) firmaram um Termo de Cooperação Técnica para promover o fortalecimento da cultura de paz no Ceará. A parceria será implementada inicialmente no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em conjunto com o IDM.
O acordo prevê a realização de capacitações, rodas de conversa, oficinas temáticas, palestras, seminários e círculos de construção de paz. As atividades terão como foco práticas de comunicação não violenta, escuta ativa, mediação, conciliação e justiça restaurativa, visando a prevenção e transformação de conflitos em comunidades cearenses.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Para Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM, a parceria reforça o papel do Instituto na construção de uma sociedade mais inclusiva:
“O Instituto Dragão do Mar tem algumas linhas de atuação muito definidas e uma delas é a cidadania cultural. Acreditamos que a cultura colabora com a qualidade de vida, com a democratização do acesso e com a construção de uma sociedade mais pacífica”, afirmou.
Na mesma linha, o superintendente do CCBJ, Marcos Levi Nunes, destacou o impacto do acordo para a comunidade:
“Por se tratar de um equipamento cultural de base comunitária, é significativo trazer outros serviços do Estado para mais perto da população do Grande Bom Jardim.”
O presidente da ALECE, Romeu Aldigueri, ressaltou o compromisso da instituição em fomentar iniciativas de pacificação social:
“Temos índices de mais de 80% de resolutividade em nossas ações e queremos ampliar a mediação e prevenção de conflitos, fortalecendo a cultura de paz em parceria com instituições públicas e sociais.”
O termo também prevê a participação do IDM em eventos do CCBJ, oferecendo cursos, consultorias jurídicas, mediação e círculos restaurativos, ampliando o acesso da comunidade a serviços de apoio e resolução pacífica de conflitos.
O Instituto Dragão do Mar é uma organização social sem fins lucrativos que atua há 27 anos no campo cultural do Ceará, em parceria com o Governo do Estado. Atualmente, é responsável pela gestão de 17 equipamentos públicos, entre eles o CCBJ, que desenvolve programas de formação artística, valorização dos territórios e fortalecimento das políticas culturais.
Leia também | Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro, puxada pela conta de luz
Tags: Instituto Dragão do Mar, ALECE, cultura de paz Ceará, Centro Cultural Bom Jardim, Secult Ceará, cidadania cultural, mediação de conflitos, justiça restaurativa, Rachel Gadelha, Romeu Aldigueri, políticas culturais Ceará