logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Transparência: BC informa vazamento de mais de 160 mil chaves PIX de clientes da Acesso Soluções de Pagamento
Transparência BC informa vazamento de mais de 160 mil chaves PIX de clientes da Acesso Soluções de Pagamento
21/01/2022
Secitece lança programação de Cursos de Formação Inicial e Continuada para o primeiro bimestre de 2022
Capacitação A Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ceará, lança na próxima segunda (24/01), às 10 horas, a programação de Cursos de Formação Inicial e Continuada para o primeiro bimestre de 2022. Ao todo serão 2.580 vagas gratuitas para 43 cursos de 24 Centros Vocacionais Tecnológicos, coordenados pelo Instituto Centec.
21/01/2022
Exibir tudo

Cultura Icapuí, sétimo clipe da série Orgulho de Ser Cearense, será lançado neste sábado (22/01) Pianista Paulo Rodrigo enfrentou os maiores desafios do projeto até o momento. Em busca de imagens inéditas, teve gravação até em alto mar

Cultura: Icapuí, sétimo clipe da série Orgulho de Ser Cearense, será lançado neste sábado (22/01)

Icapuí surpreendeu muito. Não só em termos de beleza natural e cultura, mas pela superação e desafios que a gente enfrentou pra poder mostrar essa região de uma maneira nunca vista antes", relata o pianista | Foto: Júlio Maia

Para o pianista Paulo Rodrigo não existem barreiras quando o objetivo é mostrar lugares inusitados do Ceará. Mas, segundo ele mesmo, em Icapuí, as dificuldades foram a maiores entre todas as sete edições do Projeto Orgulho de Ser Cearense, criado em 2021. O pianista já fez escaladas, trilhas em mata fechada, visitou ruínas de construções históricas e participou de verdadeiras aventuras em rios, açudes, cachoeiras, junto ao seu piano azul e equipe profissional para chegar aos cenários escolhidos para as gravações dos clipes…

“Cada município que a gente passa, a gente fica muito impactado! É uma emoção diferente! Mas confesso que Icapuí surpreendeu muito. Não só em termos de beleza natural e cultura, mas pela superação e desafios que a gente enfrentou pra poder mostrar essa região de uma maneira nunca vista antes”, relata.

Nessa viagem, a equipe do pianista contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do guia turístico Eriberto, que apontaram os melhores caminhos e garantiram as condições necessárias para enfrentar e superar todos os desafios.

“Foi muito emocionante. A gente vibrava em cada lugar que a gente conseguiu gravar. Nós fomos em várias praias de Icapuí: Peroba, Redonda, Requenguela… cada uma com sua beleza diferente. Nós, por exemplo, colocamos o piano azul na Pedra do Amor, que é dentro da água, e é muito lindo esse lugar”, ressalta Paulo Rodrigo.

Pedra do Amor

Icapuí fica a 204 km de distância de Fortaleza, no Litoral Leste do Ceará, já na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Antes da colonização portuguesa, no século XVII, era ocupada por índios Potyguara. O nome do município tem origem indígena. Na língua Tupi, Icapuí significa “canoa ligeira”. No lugar de canoas, hoje existem muitas jangadas e barcos lagosteiros nas praias. Aliás, a pesca, especialmente da lagosta, é uma das grandes fontes de receita da população local, estimada em pouco mais de 20 mil habitantes.

Esses elementos culturais, históricos e turísticos fazem parte da composição do clipe Icapuí, que será lançado neste sábado (22/01), no canal do pianista Paulo Rodrigo, no YouTube, a partir das 17 horas. O clipe, com uma trilha musical exclusiva, é uma homenagem ao aniversário do município de Icapuí, que é celebrado no dia 22 de janeiro.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Observatório

Numa das vilas de pescadores, na praia de Requenguela, Paulo Rodrigo visitou o Observatório, numa parte que é protegida ambientalmente. “É um Observatório de pássaros numa área de mangue, que tem uma ponte muito bonita e o ponto de observação no alto. A gente conseguiu içar o piano até a parte de cima desse Observatório para ficar no ponto alto desse cartão postal de Icapuí, de onde é possível ver também, na maré baixa, o mar recuando até 3 km de distância da beira da praia. Então, é uma beleza incrível a visão de lá com a maré baixa.

Outro desafio, na Praia da Redonda, foi escalar uma duna, que tem um tom de areia avermelhado. “Além de linda, é muito alta e de difícil acesso. Mas a gente conseguiu montar uma força-tarefa com toda a equipe, que se empenhou para colocar o piano lá porque é um local que com certeza vai virar um dos principais pontos de visitação de Icapuí. Então, a gente quis realmente enaltecer aquela beleza única”, revelou.

Falando em duna, nesse clipe tem uma diferente. “Fomos numa salina em um momento que tinha extraído bastante sal. Então, tinha uns morros altíssimos com uma cena belíssima. A extração de sal, além de ser importante economicamente para o município de Icapuí também serviu pra gente mostrar os mirantes provisórios que se formam ali e que dão uma visão incrível da cidade e do mar”.

  • Observatório
  • Duna em Requenguela
  • Salina

Leia também | Visitantes terão que comprovar dose de reforço de vacina contra covid-19 em Fernando de Noronha

Mirante da Gruta

E o que dizer da visita ao Mirante da Gruta? Bem, lá, segundo o pianista também teve algo inédito, que foi a participação dos integrantes da orquestra municipal na gravação do clipe. “Foi muito bacana a participação de músicos da cidade. Eles vão estar no clipe de Icapuí porque esse clipe não é do Paulo Rodrigo. É um projeto de todos, então eles tinham que estar junto comigo”.

Outro lugar que o clipe vai mostrar e que ainda é pouco visitado é a Pedra da Coruja.

“É como se fosse uma caverna nas falésias. Conseguimos escalar o piano até o topo, que tem aproximadamente 20 metros de altura pra poder mostrar tanto a beleza lá embaixo quanto a paisagem do alto. Tem algo curioso lá, que são esculturas naturais que mais parecem pinturas feitas à mão. São vários desenhos. Um lugar realmente incrível”, disse o pianista.

A Grande Aventura

Deixamos para o final da reportagem a maior de todas as aventuras da equipe do pianista Paulo Rodrigo. Não apenas a maior da viagem à Icapuí, mas o maior entre todos os desafios já enfrentados em todas as sete edições do Projeto Orgulho de Ser Cearense. O lugar inusitado fica em alto mar. A equipe precisou navegar aproximadamente 5 km pra chegar numa estrutura chamada de Jacumã.

“É uma estrutura de madeira, troncos de carnaúba, feita pelos pescadores que não tem condições de ter um barco ou uma jangada. Quando a maré enche, eles passam a noite inteira pescando naquele lugar, no meio do mar”, explica Paulo Rodrigo.

É uma estrutura rudimentar e, até certo ponto frágil, que são suportaria o peso da batida de um barco.

“Então, a gente armou uma estratégia de aproximação com segurança para conseguir colocar o piano lá em cima. Foi um dos maiores desafios da minha carreira. Nós já colocamos o piano Mara Hope, no Morro do Feiticeiro (Tamboril), outros diversos desafios difíceis… mas esse foi um dos maiores pela dificuldade de aproximação. Mas a gente precisava fazer isso pra chamar a atenção, pra mostrar a importância dos pescadores e essa modalidade de pesca que, talvez, seja extinta nas futuras gerações”, relatou em tom de alerta.

O resultado de toda essa aventuras estará disponível clipe Icapuí, a partir das 17h deste sábado (22/01). Mas Paulo Rodrigo dá um spoiler: “Acho que vai impactar bastante. Eu fiquei imaginando a rotina ali de quem realmente precisa estar lá para pescar, para ganhar o seu pão de cada dia pescando naquele lugar tão isolado. Então, realmente, valeu muito a pena ir lá e vai valer muito a pena conferir o clipe.

Orgulho de Ser Cearense

O Projeto Orgulho de Ser Cearense chegou à sétima edição. Toda a trajetória você confere aqui no Portal Terra da Luz nos links abaixo:

BaturitéTamborilFortim
Nova RussasQuixeramobimRedenção

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Leia também | Ceará recebe de 9 a 19/12 a 13ª Bienal Internacional de Dança com apresentações gratuitas

Clipes do Projeto Orgulho de Ser Cearense

Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval

Pelo MundoCidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção

Relatório da Transparência Internacional aponta estagnação do Brasil no combate à corrupção e alerta para avanço do crime organizado no Estado | Foto: reprodução

10/02/2026

Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia0
    Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia Medidas autorizam doação de bens para atração de empresas e cessão de imóvel para fortalecer a saúde no Sertão de Crateús
    10/02/2026
  • Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção0
    Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional
    10/02/2026
  • Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição0
    Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição Casos suspeitos incluem seis mortes no Brasil; especialistas apontam fatores como obesidade, perda rápida de peso, uso irregular e circulação de produtos falsificados
    10/02/2026
  • Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição0
    Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri
    10/02/2026
  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas