

egundo os idealizadores, a exposição busca repensar a festa como linguagem cultural, símbolo de pertencimento e afirmação da identidade nordestina | Foto: Thereza Eugênia/divulgação
02 de dezembro de 2025 – O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) inaugura nesta terça-feira (2) a exposição Bloco do Prazer, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A mostra gratuita reúne 250 obras de diferentes períodos e linguagens, assinadas por 50 artistas da Região Nordeste, e se inspira na canção “Bloco do Prazer” (1978), de Fausto Nilo e Moraes Moreira, eternizada na voz de Gal Costa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo os idealizadores, a exposição busca repensar a festa como linguagem cultural, símbolo de pertencimento e afirmação da identidade nordestina. “A festa é, para nós, mais que celebração. É modo de existir, criar e resistir. O Bloco do Prazer faz ecoar no museu o ritmo das ruas, das tradições e das invenções que movem a cultura cearense e nordestina”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto Dragão do Mar e o Museu de Arte do Rio, com patrocínio da Petrobras e da Secretaria da Cultura.
O público poderá conferir pinturas, fotografias, objetos, arquivos, documentos históricos, instalações e registros de rituais e festas populares. Entre as 250 obras, 14 são produções recentes ou comissionadas, abordando corpo, som, movimento e ocupação das ruas.
Participam da mostra artistas como Zé Tarcísio, Luiz Hermano, Charles Lessa, Heloísa Juaçaba, Mestre Chico Emília, Nicolas Gondim, Blecaute e Estrigas, além de criadores de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.
Para a superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Camila Rodrigues, a exposição marca um novo momento do MAC-CE. “Com a exposição Bloco do Prazer, o museu inaugura uma nova fase, que propõe ampliar o acesso, diversificar os públicos e aproximar a arte contemporânea das vivências do nosso povo”, destaca.
Leia também | Jardins Lounge Bar bate recorde de reservas para confraternizações e lança decoração natalina sustentável inédita em Fortaleza
Tags: exposição Bloco do Prazer, MAC-CE, Dragão do Mar, cultura cearense, cultura nordestina, artes visuais, artistas nordestinos, festas populares, Ministério da Cultura, Petrobras, Museu de Arte Contemporânea, Centro Dragão do Mar, artes do Ceará, identidade cultural, Gal Costa, Fausto Nilo, Moraes Moreira, patrimônio cultural, arte contemporânea