

Exposição permanece aberta durante o mês de julho com horário especial | Foto: divulgação
18 de julho de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) segue com a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” aberta ao público durante o recesso parlamentar. Uma opção educativa e gratuita para as férias escolares, a mostra pode ser visitada até 31 de julho, das 8h às 13h30.
A partir do dia 1º de agosto, a visitação retorna ao horário normal, das 8h às 16h30, com término previsto para o dia 17 de agosto. A entrada é gratuita, e o acesso é liberado para servidores, estudantes, turistas e grupos escolares.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A exposição, inaugurada no dia 17 de junho pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), faz parte das comemorações pelos 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará. Por meio de documentos históricos, vídeos, objetos simbólicos e recursos acessíveis, a mostra proporciona uma verdadeira viagem no tempo sobre o papel da Alece na construção do Ceará.
O coordenador do Memorial da Alece (Malce), Paulo Roberto Nunes, destaca que a exposição apresenta como o Legislativo cearense influenciou temas decisivos, como a abolição da escravidão, os direitos da infância, o meio ambiente e a chegada da energia elétrica ao estado.
Com curadoria de Miguel dos Santos, a mostra evidencia a construção do Parlamento com a contribuição de deputados, servidores e da população. Um dos destaques é a seção sensorial com peças táteis e audiodescrição, resultado de parcerias com UFC, Uece e outras instituições culturais.
Outro ponto alto é a jangada feita de madeira de piúba, cedida pelo Museu do Ceará, que simboliza a luta dos jangadeiros pela libertação de pessoas escravizadas no século XIX. A mostra também conta com uma galeria especial dedicada aos servidores da Casa.
Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Até 17 de agosto
Horários:
Leia também | BioParque do Rio é fechado temporariamente após morte de galinhas-d’angola
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, exposição histórica, cultura no Ceará, férias escolares, visita gratuita, história política, democracia, jangadeiros, abolição da escravidão, memória legislativa, programação educativa