

As oficinas acontecem semanalmente nos turnos da tarde (13h30 às 16h30) e à noite (17h às 20h) na sede da Associação Vidança, localizada no Bairro Vila Velha, em Fortaleza.| Foto: Divulgação
Expandir criações e impulsionar sonhos. Este é o objetivo da Associação Vidança que realiza no dia 12 de novembro, às 18h, em sua sede no bairro Vila Velha, o encerramento do projeto “Vidança – A Dança da Vida”. O evento irá contar com apresentações de diversos grupos de dança da comunidade e tem como objetivo realizar ações para desenvolvimento pessoal e empoderamento de meninas, prioritariamente estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade social, incluindo crianças e adolescentes do bairro Vila Velha.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em sua 4ª edição, “A Dança da Vida” está estruturado em três pilares: 1) empoderamento de meninas; 2) qualificação e capacitação profissional e pessoal; e 3) o desenvolvimento sustentável. Para abranger as três dimensões, o programa será dividido primeiro na capacitação para promoção de capacidade de mulheres e meninas para alta performance na escola, no trabalho e na vida. Depois em programações que envolvam arte e dança, promovendo também a autoestima, a criatividade e o amor. Já a etapa final será o cantinho das oportunidades com rodas de aprendizagens para o público em geral, que permitirá uma nova forma de pensar, sentir e agir para o público contemplado pelo projeto.
“A Dança da Vida” é um projeto que já vem sendo realizado pela Associação Vidança ao longo de 10 anos e, nos últimos quatro, possui apoio da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Nesta quarta edição, a ONG pretende dar continuidade às ações já desenvolvidas, ampliando-as e fortalecendo a comunidade onde está inserida. Sabemos da importância de ações como estas que trabalham com o desenvolvimento pessoal e empoderamento”, explica Anália Timbó, bailarina, coreógrafa, especialista no desenvolvimento do potencial humano e idealizadora do projeto.
As oficinas acontecem semanalmente nos turnos da tarde (13h30 às 16h30) e à noite (17h às 20h) na sede da Associação Vidança, localizada no Bairro Vila Velha, em Fortaleza. As atividades, englobam as seguintes oficinas: Danças Dramáticas; Capoeira, Ballet Clássico, Artes Manuais; Danças Urbanas; Mediação de Leitura; Dança Funcional; Percussão; Danças Urbanas; Dança Funcional; e Educação Financeira. O encerramento acontece neste sábado, dia 12 de novembro, às 18h.
A Associação Vidança atua há 42 anos no território, acolhendo os moradores do entorno em atividades de arte e educação, tendo a dança como matriz motora. Em seu processo criativo envolve ações de sustentabilidade ambiental por estar inserida numa área entre o mangue do Rio Ceará e o mar. Sua dirigente, Anália Timbó, explica que toda a construção de figurino e materiais desenvolvidos nas oficinas de corte & costura e também
trabalhos manuais utilizando sobras de tecido de confecções de Fortaleza. Os espetáculos também são criados a partir dos elementos que conjugam nesse universo. Movimentos dos corpos dançantes reproduzem os movimentos de seres que habitam esse ambiente como caranguejos, peixes e os pescadores.
Encerramento “Vidança – A Dança da Vida”
Data e horário: 12 de novembro às 18h
Local: Av. L, 400 – Vila Velha, Fortaleza/CE – CEP.: 60347-800 Telefone: (85) 3262-7599
Leia também | Governadora em exercício inaugura Centro de Educação Infantil em Independência